Santa Catarina tem agora a maior e mais importante biblioteca sobre futebol da “América do Sul”
Nesta semana o Instituto Cultural Soto (ICS) adquiriu a biblioteca de Paulo Machado de Carvalho, falecido em 1992, conhecido como “Marechal da Vitória” por ser o chefe da Delegação Brasileira nas copas de 1958 e 1962 e considerado o maior responsável “Fora de Campo” pelas conquistas.
Também por seu legado o Estádio do Pacaembu foi batizado com seu nome. Na comunicação deixou um grande legado, sendo o fundador e patrono da RecordTV, Rádio Record e mentor e proprietário da Rádio Excelsior (atual CBN), Rádio São Paulo, Rádio Panamericana (atual Joven Pan), entre outras. Contudo, sua maior paixão sempre foi o futebol, estando na diretoria do São Paulo Futebol Clube entre 1934 e 1956.
Foi o braço direito de João Havelange na Confederação Brasileira de Desportos (CBD). De acordo com Jules Soto, fundador do ICS, “trata-se de um arquivo bibliográfico e documental de valor incalculável, não só de futebol, mas de todas as modalidades de esporte praticadas no Brasil desde a década de 1920, que somado ao acervo que já tínhamos nos coloca no topo na área do esporte”, salientando que são mais de 3 metros cúbicos de papel, que necessitaram o apoio logístico da Univali, onde serão higienizados e restaurados.
Soto ressalta que toda a biblioteca estará disponível para consulta no Museu da História do Futebol, localizado em Porto Belo destacando que “Santa Catarina estabelece com esta biblioteca um novo marco no estudo da história do esporte no Brasil e o ICS tem orgulho de ser peça fundamental neste processo!”.