Saúde de Balneário Piçarras disponibiliza método de prevenção ao HIV por “Profilaxia Pré-Exposição” (PrEP)

Para ter acesso à medicação, a pessoa pode procurar a UBS do seu bairro ou ir diretamente no programa, localizada no laboratório municipal (próximo ao Pronto Atendimento)

A Prefeitura de Balneário Piçarras, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza em seu Programa de combate a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o tratamento totalmente gratuito de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Conhecido por “PrEP”, é um método de prevenção à infecção pelo HIV, no qual a pessoa ingere diariamente uma medicação capaz de agir nas enzimas do vírus, impedindo o adoecimento.

O enfermeiro responsável pelo programa, Francisco Orlando Junior, explica que esse é um tratamento direcionado a qualquer pessoa em situação de maior risco para o HIV ou pessoas que tenham habitualmente relação sexual com frequência menor do que duas vezes por semana e que consigam planejar a relação sexual.

“Existem duas modalidades de PrEP oral indicadas: a diária e sob demanda, e o profissional da saúde irá indicar o melhor método após análise do paciente. A PrEP é a combinação de medicamentos que bloqueiam alguns ‘caminhos’ que o HIV usa para infectar o organismo”, detalha.

Para ter acesso à medicação, a pessoa pode procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e se informar com a equipe, ou ir diretamente no programa, localizada no laboratório municipal (próximo ao Pronto Atendimento). O secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, reforça que – caso os métodos preventivos não tenham sido realizados e a pessoa venha, porventura, a contrair o vírus – o município oferta o tratamento à doença.

“Os pacientes recebem o acompanhamento regular de médicos e enfermeiros, e realizamos diversas ações de orientações de forma contínua”, pontua. A medicação é indicada para qualquer pessoa a partir de 15 anos que esteja em situação de maior risco e vulnerabilidade para o HIV.

A PrEP, porém, não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (tais como sífilis, clamídia e gonorreia) e, portanto, deve ser combinada com outras estratégias de prevenção, como a camisinha.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )