Secretaria de Saúde alerta para o aumento de focos da Dengue
A Prefeitura de Barra Velha por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento e da Vigilância Epidemiológica municipal alertam a comunidade para o aumento no número de focos da dengue. Desde o começo do ano, já foram registrados 35 focos na cidade.
Causada por um vírus, a Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, hospedeiro do vírus. O inseto tem como características o tamanho pequeno, a cor marrom médio com nítida faixa branca de cada lado do tórax, e patas com listras brancas.
Identificar e eliminar possíveis criadouros do inseto é uma das medidas preventivas essenciais. Recipientes que possam acumular água parada como pneus, garrafas, latas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários sem uso, são considerados os locais mais comuns.
Para ajudar a população a prevenir a doença, o município conta com o trabalho dos agentes de endemias. Estes profissionais são responsáveis por implementar e fiscalizar semanalmente, cerca de 140 armadilhas, espalhadas pelos bairros. A orientação aos moradores e a vistoria das residências e de seu entorno também faz parte da rotina dos servidores.
No momento, os bairros Centro, Jardim Los Angeles e Itajuba apresentam o maior número de focos positivos do mosquito. Ainda não houve confirmação de casos positivos em Barra Velha, porém 30 pacientes estão sob investigação, aguardando o resultado de exames laboratoriais.
Entre os sinais e sintomas da dengue estão: febre alta, dor atrás dos olhos, dor muscular intensa e manchas avermelhadas pelo corpo. Se observadas estas alterações, a orientação é procurar atendimento médico na unidade básica de saúde mais próxima ou Pronto Atendimento.