Secretário é convocado para esclarecer problemas com o contrato do Samu
A Assembleia Legislativa aprovou na sessão ordinária desta quarta-feira (17) a convocação do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, para tratar do contrato do Estado com a OZZ Saúde, responsável pela administração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santa Catarina. A data da sessão especial com o secretário ainda será definida.
A convocação partiu de dois requerimentos aprovados por unanimidade pelos deputados, de autoria de Bruno Souza (Novo) e Jessé Lopes (PSL). Os problemas entre a empresa e o governo na gestão do serviço têm sido tema frequente nos pronunciamentos dos parlamentares estaduais.
“Temos recebidos diversas denúncias de problemas no contrato com a OZZ”, afirmou Jessé Lopes. “Há, inclusive, uma paralisação do Samu marcada para o dia 22”, acrescentou o deputado, que pretende apresentar o pedido para a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar os problemas.
Conforme o deputado, há denúncias de atraso no pagamento dos salários, férias, FGTS, demissões de colaboradores da limpeza, entre outras ocorrências. “A desmotivação é total com um serviço que é importante para os catarinenses”, completou. “A OZZ diz que o Estado não repassa [os recursos] e a secretaria diz que repassa. A gente precisa esclarecer isso e saber quem foi o irresponsável que fez a contratação de uma empresa com um precedente tão ruim.”
O líder do Governo na Alesc, deputado José Milton Scheffer (PP), reconheceu que a preocupação de Jessé é pertinente e declarou que o Estado tem interesse em esclarecer as questões envolvendo a OZZ.