Semasa apresenta seis trabalhos no maior congresso brasileiro de saneamento
A princípio, parte do conhecimento produzido pela equipe técnica do Semasa Itajaí será exposto na 51ª edição do Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (CNSA), que acontece em Poços de Caldas (MG), de 18 a 22 de setembro. Contudo, os técnicos da autarquia catarinense vão realizar as apresentações presenciais de seis trabalhos na 26° Exposição de Experiências Municipais.
O 51º CNSA é o maior encontro brasileiro de saneamento voltado para gestores e técnicos municipais. A programação inclui painéis, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias e a Feira de Saneamento Básico, com mais de 50 estandes.
Maior Encontro Brasileiro de Saneamento
Além disso, a iniciativa que reduziu drasticamente as ocorrências de água com turbidez na rede de distribuição de Itajaí será abordada no trabalho “Controle da qualidade da água por intermédio de descarga de redes sistematizadas”, dos servidores Heloise Fernandes da Silva, Carina Carla Junckes, Christoffer da Silva e Renata Nascimento Porto Munari e da colaboradora terceirizada Vanessa Moro Valcanover. “De uma dificuldade surgiu a oportunidade de concretizar um projeto em prol da cidade. Nos enche de orgulho compartilhar ao nível nacional essa experiência”, comenta a autora Heloise da Silva. A apresentação será no dia 19 (terça-feira).
As servidoras Natália Simões Pires da Costa e Isabela Cristini da Silva Vieira inscreveram o trabalho “Barragem do Rio Itajaí-Mirim: portão de marés como uma solução para contenção da intrusão da cunha salina”, que trata da realidade singular do enfrentamento à salinidade em Itajaí, com apresentação no dia 20 (quarta-feira).
Juntos Pelo Rio Itajaí
Natália Pires, Relações Públicas do Semasa, também é autora de “Juntos Pelo Rio Itajaí como ação de impacto para difusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030” e “Educação patrimonial ambiental por meio da arte urbana”, que fazem parte da programação do dia 20.
Bem como, na área do Direito, o procurador do Semasa, Diogo Vitor Pinheiro, teve aprovados para apresentação os trabalhos “A atuação jurídica da Assemae na defesa dos Decretos 11.466/2023 e 11.467/2023 – Amicus Curiae na ADPF 1055 junto ao STF” e “Implantação da nova lei de licitações nas autarquias de saneamento – aspectos relevantes”. Ambos estão programados para o dia 19.
A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae existe desde 1984 e atua no fortalecimento e desenvolvimento dos serviços municipais de saneamento básico, ou seja, responsáveis por aproximadamente 25% da prestação do serviço da área no Brasil, atendendo cerca de 50 milhões de habitantes.
Por fim, a organização desta edição prevê cerca de 2.500 participantes, entre gestores públicos, técnicos, diretores de autarquias de saneamento, pesquisadores, prefeitos, parlamentares, representantes de organizações não governamentais, ambientalistas, estudantes, lideranças de órgãos federais e demais interessados pela pauta do saneamento básico.