Semasa prepara sistema de tratamento de água completo para o Limoeiro

Semasa prepara sistema de tratamento de água completo para o Limoeiro

O Semasa iniciou a instalação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Limoeiro, que utiliza um sistema completo e vai permitir a operação contínua mesmo quando a turbidez no ponto de captação local estiver elevada. A obra está orçada em R$ 700 mil.

O cronograma dos serviços é dividido em duas etapas, realizadas por empresas diferentes. Nesta semana, a primeira empresa licitada está construindo a base e a fundação, e em seguida serão montados os módulos da estação e os sistemas hidráulico e elétrico. A previsão é que a nova ETA inicie as operações até o final de março. 

O bairro é o mais distante do centro de Itajaí, localizado na divisa com Brusque, e é abastecido pelo ribeirão Mineral. Uma estação de tratamento simplificada é responsável por garantir o fornecimento de água potável, pela rede pública, para mais de mil unidades consumidoras do Semasa. Por conta de fatores naturais, em períodos de enxurradas, a água do ribeirão apresenta alta turbidez e atrasa o processo de tratamento, com paralisações constantes das operações.

Com a nova ETA, com sistema completo e modelo compacto, esse impacto será menor. Um novo reservatório com capacidade para 800 mil litros foi inaugurado em 2022 e tem garantido maior tranquilidade no atendimento da população.  “Nossa estimativa é que pelos próximos dez anos não precisaremos de incremento na produção de água tratada. A nova ETA vai dar uma maior segurança hídrica ao bairro Limoeiro”, explica o engenheiro químico do Semasa, Adriano Kielling. 

A nova estação é composta por módulos, semelhantes a contêineres, que permitem instalação com maior rapidez e possuem todas as etapas de um sistema completo, com coagulação, floculação, decantação e filtração. A capacidade atual de produção é de dez litros  por segundo, enquanto o novo equipamento poderá alcançar até o dobro, dependendo da disponibilidade hídrica do manancial.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )