SESI leva orientações de saúde para os canteiros de obras da construção civil

SESI leva orientações de saúde para os canteiros de obras da construção civil

Trabalhadores da construção civil da Foz do Itajaí e do Vale do Itajaí Mirim estão recebendo orientações de saúde do Serviço Social da Indústria. A ação integra o conjunto de atividades promovido pelo Programa Obra Mais Segura.  O objetivo é conscientizar os trabalhadores e empresários sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho e desenvolver atividades para o trabalhador da construção civil na empresa. As orientações são realizadas no próprio canteiro de obras.

O Programa Obra Mais Segura tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar as empresas do setor para a ampliação de ações de saúde e segurança, e a diminuição do índice de acidentes e afastamentos ocupacionais, através de ferramentas que previnam as condições impróprias de trabalho e ofereçam melhorias que asseguram o bom funcionamento das obras.

Fernanda Retzem, coordenadora de Saúde do SESI Itajaí, explica que o programa possui abrangência estadual, mas as regionais da FIESC da Foz do Itajaí e do Vale do Itajaí Mirim são responsáveis pela implementação nas cidades de abrangência: Porto Belo, Piçarras, Navegantes, Luiz Alves, Ilhota e Brusque e região.

Durante o programa podem ocorrer atividades complementares nos canteiros de obras como ações de aferição de pressão arterial entre outras orientações aos trabalhadores. “Alterações de pressão arterial são um dos principais motivos de inaptidão para o trabalho na construção civil e um potencial risco para acidentes com trabalho em altura”, acrescenta Fernanda.

O colaborador  com pressão arterial alterada é orientado a buscar atendimento médico o mais rápido possível em um posto de saúde local para realizar uma avaliação completa. “Mesmo que os trabalhadores já passem por exames ocupacionais é muito importante que a empresa proporcione ações de saúde regulares nas obras para acompanhar e identificar sinais e sintomas de forma breve, encaminhando assim para o correto tratamento”, completa Fernanda. Interessados em participar do programa podem entrar em contato com a Agente de Mercado Priscila Fernanda Joanini no fone (47) 98805.9570 para agendar uma visita à empresa.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )