Setor público e privado do Litoral Norte se unem para buscar melhorias em mobilidade, saúde e educação
Um conselho reunindo deputados, prefeitos e os principais empresários da região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) vai estabelecer as prioridades para o Litoral Norte de SC e articular essas demandas com o governo estadual e federal. A empresária Gabriela Kelm, presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) será a coordenadora do grupo, que deve se reunir presencialmente uma vez por mês.
O conselho foi criado após uma reunião na sede da Amfri na quinta-feira (3) por iniciativa do presidente da entidade, o prefeito de Bombinhas, Paulinho.
O grupo terá como propósito articular soluções para os desafios regionais, discutindo em conjunto a melhor forma de viabilizar as demandas do Litoral Norte de SC. Neste momento, as pautas prioritárias serão a mobilidade urbana, a saúde e a segurança nas escolas.
O encontro teve a presença da deputada estadual Paulinha e dos prefeitos Paulinho (Bombinhas), presidente da Amfri, Aquiles da Costa (Penha), Liba Fronza (Navegantes), Tiago Baltt (Balneário Piçarras) e Joel Lucinda (Porto Belo), além de representantes dos demais prefeitos e dezenas de empresários. Os demais deputados e lideranças que têm atuação na região serão convidados a integrar o grupo.
Iniciativa pioneira no Estado
Durante o encontro, a deputada Paulinha fez uma apresentação sobre o panorama da economia, infraestrutura e saúde da região. A parlamentar destacou que a região tem o maior PIB per capita e o maior IDH de Santa Catarina, além de uma estrutura única de portos e aeroportos no Estado, mas que precisa de um trabalho conjunto para avançar em demandas prioritárias.
“A nossa região precisa de resultados que serão alcançados apenas com o esforço coletivo. É por isso que a união entre a iniciativa privada e os 11 prefeitos da região, que deixam de lado questões partidárias e eleitorais, vai trazer inúmeros benefícios para a população. E o primeiro passo é atuar na mobilidade urbana, retomando o projeto do Corredor Litorâneo, uma rodovia paralela à BR-101, e avançar nos projetos do Promobis”, destacou a deputada.