Sistema de abastecimento de água de Itajaí está prejudicado por turbidez
A Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque teve que reduzir sua vazão de operação por volta das 14 horas desta quinta-feira (23), em virtude do nível de turbidez no canal retificado do Itajaí mirim ter ultrapassado as 3.000 unidades, mais de 30 vezes o adequado para o funcionamento pleno do sistema. Os reservatórios principais que abastecem Itajaí e Navegantes estão em cerca de 5% de sua capacidade, o que significa que a baixa pressão já deve ser sentida nas próximas horas.
O problema decorre do grande volume de chuvas a montante da barragem de contenção da cunha salina, que provoca arraste de entulhos e demais resíduos, os quais dificultam tornar a água potável. Os próprios equipamentos necessitam de limpeza constante, o que gera interrupções prejudiciais à produção.
A melhor maneira de auxiliar na recuperação rápida do sistema e regularização do abastecimento é racionalizando o consumo neste momento. Adie lavações e qualquer atividade não essencial que consuma água até depois da estabilização das condições do rio. Sua colaboração é fundamental para que todos superem esse período sem prejuízos irreversíveis. Poderá ser observada turbidez nas torneiras em razão da desestabilização no sistema e variação de pressão.
Devido ao novo reservatório, o abastecimento do bairro Limoeiro está nos parâmetros de normalidade, mesmo tendo tido uma interrupção na madrugada em função de turbidez.
Novas atualizações serão publicadas no site www.semasaitajai.com.br e em nossas redes sociais. Em caso de necessidade, procure os canais de atendimento 24 horas do Semasa no 0800 645 0195, 115, 3344-9000 ou Whatsapp/Telegram 47 99261-3492.