Trimedalhista Panamericano faz palestra: veja na pandemia uma oportunidade de crescer
Enquanto centenas de empresas fecham, outras centenas abrem e se arriscam, e outras centenas estão nadando firme nessa “correnteza chamada Pandemia” para manter a cabeça fora da água e sobreviver a crise de saúde que se instalou no país e no mundo, trazendo como consequência dificuldades para a economia. Em Santa Catarina não foi diferente!
Ainda que o estado tenha sido o primeiro a dar sinais de recuperação do setor produtivo, o momento ainda exige muito dos empresários e dos trabalhadores. Seguimos vivendo o “novo normal” com trabalho home office, redução de benefícios, redução de carga horária e por consequência, redução de salário e as incertezas causadas pela atual situação, que não tem data para acabar. Tudo isso pode colocar em risco toda a história de empresas que já estão solidificadas no mercado, se a administração não trabalhar o potencial dos seus gestores e colaboradores.
Neste atual momento, o “sentir-se parte”, que é tão importante para que o rendimento dos colaboradores aconteça gerando resultado para empresa pode estar perdendo o significado. O espírito de equipe, onde um grupo de pessoas se une e trabalha lado a lado 5 a 6 dias da semana, 8 horas diárias em busca de um mesmo objetivo, que por vezes leva tempo para se consolidar, está sendo deixado pra trás, levado pela necessidade do isolamento e distanciamento social. É possível então, ver que aos poucos, tudo aquilo que se construiu ao longo de anos em uma empresa, todo trabalho desenvolvido por um RH, a administração bem feita com foco em pessoas e resultados, uma gestão humanizada, vai por água abaixo.
Antes que isso aconteça, é chegada hora de dar a volta por cima e acreditar na equipe que se tem. Mais do que isso, fazer cada um acreditar no potencial que existe individualmente e que faz com que o grupo todo atinja resultados. É hore de buscar alternativas para motivar, proporcionar a cada um o autoconhecimento e a autoconfiança, transformar o momento de incertezas e medos em um trampolim para o sucesso. “Se está com medo, vai com medo mesmo”, e mudar as vidas das pessoas para alavancar as empresas.
Como?
A resposta não é simples, mas não está tão longe assim. Marcelo Suartz, palestrante, mentor, hipnoterapeuta e atleta de Alta Performance, explica que é possível.
Marcelo é Trimedalhista Panamericano pela Seleção Brasileira de Boliche, tem mais de 10 anos de carreira profissional, e lidar com a adversidade é o que ele vive diariamente em cada competição. Expertise que agora ele traz para o mundo corporativo de uma maneira simples e aplicável. Com erros e acertos, sempre buscando o “Ouro” Marcelo foi desenvolvendo técnicas e estratégias para conquistar o seu melhor. Nesse tempo buscou desenvolver o autoconhecimento, que abre campos para muita evolução.
Hoje ele dedica o conhecimento adquirido nas pistas de boliche, para capacitar pessoas a atingirem, assim como ele, a alta performance na área desejada. Hoje ele trabalha na equipe do Roberto Shinyashiki e tem liderado treinamentos para grandes profissionais do mundo corporativo como palestrante e mentor de alta performance dentro das empresas. Formado em hipnoterapia pelo Instituto Quasar com Pyong Lee, em Coaching de Alta Performance, e cursando psicanalise para entender a mente humana de uma maneira mais sólida.
“Estamos enfrentando um cenário incerto, imprevisível e difícil de se adaptar. Cada vez mais, é possível notar líderes se cobrando muito com altos índices de ansiedade, insegurança, intolerância, impaciência e ânsia por resultado. Tudo isso gera baixa performance e improdutividade exacerbada afetando o lucro líquido da empresa, justamente por estarem presos em uma mentalidade e atitudes antigas. Para resolver novos problemas, é necessário desenvolver uma nova mentalidade. As empresas precisam de profissionais que têm a força de superar os desafios e realizar metas”, explica Marcelo.
Pensando em ajudar as corporações nessa missão, ele desenvolveu uma palestra, na qual explica de forma prática, bem humorada e criativa os grandes segredos dos profissionais com mente de campeão dentro e fora das empresas. Marcelo condensou toda sua experiência, principalmente em altos níveis de pressão e estresse, em uma palestra incrível e lúdica, que ele carinhosamente chama de “FAÇA DO ESTRESSE SEU MELHOR AMIGO”. A excelência e o controle emocional sempre foram marcas do Marcelo, seja como atleta, executivo do mundo corporativo, mentor ou palestrante.
Por acreditar que Santa Catarina é um estado promissor, com economia pujante, com polos industriais fortes, comércio bem desenvolvido, agricultura em evidência, além da área de tecnologia de ponta com parques instalados na Capital e em Blumenau, ele mudou-se para Florianópolis e quer colocar em prática aqui, o que já fazia em São Paulo. Marcelo gosta de encarar desafios e buscar as soluções, assim poderá ajudar sua empresa a atingir esse objetivo também. Meta para 2021, enquanto atleta ele quer conquistar o Mundial e o profissional dos EUA, como palestrante, ele aposta no desenvolvimento humano dentro das corporações.
Fotos: arquivo pessoal