Trump impõe tarifas a ilha que só é “habitada por pinguins”
A última vez que as ilhas vulcânicas foram visitadas foi em 2016 durante uma expedição científica. É reserva natural

As Ilhas Heard e McDonald, território externo da Austrália, entraram, esta quarta-feira, na guerra comercial iniciada por Donald Trump, que anunciou as novas tarifas para vários territórios um pouco por todo o mundo. As ilhas, habitadas apenas por pinguins, só são acessíveis de barco, numa viagem que demora duas semanas e não é feita há quase dez anos.
Isoladas na Antártica, as ilhas vulcânicas são vistas em penúltimo lugar da vasta lista de “países” que o Presidente norte-americano anunciou e que são alvo da imposição de “tarifas recíprocas” nas importações. Os pinguins serão “taxados” em 10% nos produtos próprios.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse esta quinta-feira que “nenhum lugar na terra está seguro”.
Os territórios externos são parte da Austrália, não sendo autónomos. Contudo, mantêm uma relação única com o Governo federal.

A última vez que as ilhas foram visitadas foi em 2016 durante uma expedição científica, quando uma equipa de investigadores australiana foi à região. A área é reserva natural e tem um ecossistema único. O Governo exige autorizações especiais para qualquer visita, só para expedições científicas ou para operações relacionadas com a conservação da natureza.