“Uma Invenção Suíça”: Celofane mantém tudo fresco

“Uma Invenção Suíça”: Celofane mantém tudo fresco

Filmes de celofane estão presentes na vida cotidiana. Mas poucos sabes que o inventor se chama Jacques Edwin Brandenberger. No entanto, o químico suíço tinha outros planos na cabeça quando descobriu o novo produto.

Manchas de vinho tinto na camisa: um problema que incomoda muita gente. O químico de Zurique Jacques Edwin Brandenberger também sabia do risco ao ver um garçom desajeitado entornar o conteúdo de uma garrafa de vinho tinto sobre uma toalha de mesa em um restaurante chique parisiense em 1900.

Brandenberger nasceu em Zurique em 19 de outubro de 1872. Era o filho mais novo do diretor de uma fábrica de piano e maestro do coro Zurich-Enge. Desde a mais tenra infância interessava-se pela química.

Com apenas 19 anos de idade se formou na Escola Técnica de Winterthur. Depois saiu da Universidade de Berna em 1894 como o mais jovem doutor em química. E não apenas isso: seu doutorado recebeu a menção “summa cum laude”. Então trabalhou na França como especialista em tinturaria na indústria têxtil.

Assim o suíço sabia que a intervenção imediata do pessoal de serviço no restaurante em Paris era inútil. A toalha de mesa estava arruinada e teve de ser substituída.

Ideia genial

A situação em Paris permaneceu na sua memória. Brandenberger pensou: e se o pano fosse feito de um material repelente de sujeira?

De volta ao laboratório, começou a experimentar. Mas sem sucesso. Os tecidos que revestiu com viscose – uma fibra sintética à base de celulose natural – revelaram-se particularmente resistentes à sujeira. No entanto, os tecidos tratados desta forma estragavam muito facilmente.

Além disso, o revestimento se desprendia do material de suporte. Isto tornava inutilizáveis as toalhas de mesa. Brandenberger, portanto, voltou às suas tarefas regulares na fábrica: tinturas.

Mas isto foi apenas temporário. Logo, a celulose lhe chamou a atenção. O jovem químico percebeu que seu desenvolvimento supostamente inútil – o filme de rápida dissolução – poderia ser bom para algo mais: por exemplo, como embalagem para alimentos.

Entretanto na época já havia sido promovido a diretor da empresa Blanchisserie et Teinturerie em Thaon-les-Vosges. Mas apesar da posição executiva, continuou as pesquisas. Em 1908 desenvolveu um processo para a produção de filmes transparentes de viscose que eram facilmente esticáveis, macios, mas ao mesmo tempo duráveis.

Brandenberger também inventou a máquina necessária para a produção: era um monstro de cerca de 70 metros de comprimento, cuja estrutura é utilizada até hoje no mundo inteiro de forma quase inalterada.

O suíço sabia que o nome do produto também desempenhava um papel na decisão de compra. Foi por isso que pensou com cuidado. Finalmente, decidiu chamar as coisas pelos seus nomes. A partir de então, seus filmes foram chamados de “Celofane”. Nos países de língua alemã “Zellophan”. Razão: o derivado da matéria-prima celulose/celulose vinha da palavra grega para transparente: “diafanes”. No mesmo ano, o químico engenhoso solicitou uma patente para o Celofane.

Contratempo

Mas isso, por si só, não trouxe sucesso. O filme mudava de forma repetidamente enquanto secava. Os financiadores da empresa haviam perdido a esperança de sucesso e em 1912 pediram à Brandenberger para fazer experiências às suas próprias custas.

Mas conseguiu mudar a opinião dos empresários e estes o ajudaram pela última vez. Depois entregou filme que permanecia estável mesmo durante a secagem.

Em 1913, usou um truque para promover o novo produto: um pedaço de celofane foi incluído com um artigo na revista francesa Ilustração. Em um ano, a demanda aumentou tanto que “Mister Cellophane”, como logo foi chamado Brandenberger, ousou abrir seu próprio negócio.

A empresa, batizada “La Cellophane S.A” ficou sediada em Paris. A produção era feita em Bezons, um município a noroeste de Paris. Mas já no início da I Guerra Mundial, a demanda por celofane para fins de embalagem caiu abruptamente. Ao invés disso, a Brandenberger produziu filmes de proteção dos olhos para máscaras de gás.

Grande sucesso

Com o fim do conflito, a normalidade voltou. Os americanos, em particular, gostaram do filme de celofane. Logo, dificilmente havia um produto nos EUA que não fosse vendido embrulhado nele.

Mas o material não foi utilizado apenas nesta área. Dependendo do tratamento, tem diferentes propriedades: não tratada, a película transparente é brilhante e ao mesmo tempo resistente a óleo e graxa, tem boa aderência e é inodora e insípida.

Através de tratamento químico, também pode ser feito à prova de intempéries ou esterilizado, por exemplo. Ao contrário de seus produtos concorrentes feitos de polipropileno, o celofane também é biodegradável.

O sucesso de venda foi logo acompanhado pelos primeiros prêmios. Em 1937, por exemplo, Brandenberger recebeu a Medalha de Ouro Elliot Cresson do Instituto Franklin na Filadélfia (EUA), que homenageia invenções especiais. Era uma honra, pois muitos dos agraciados pelo título faziam parte da elite na época: além do pioneiro automóvel Henry Ford, Marie Curie e Alfred Nobel também estão entre os homenageados.

O suíço faleceu em Zurique em 1954. Com seu legado, sua filha Irma Marthe Brandenberger criou uma fundação com seu nome, que anualmente homenageia destacadas personalidades suíças que prestaram serviços extraordinários à cultura humanitária, ao progresso social ou à elevação do padrão de vida.

SWI

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )