Vulcão Etna entra em atividade e fecha aeroporto na Sicília
A coluna de fumaça e cinzas chegaram a elevar 9500 quilómetros acima do nível do mar. O aeroporto de Catânia confirmou que a pista está inutilizável devido à queda de cinza, suspendendo voos até às 18h00 locais (menos uma hora em Lisboa).
O vulcão Etna, na ilha italiana da Sicília e considerado o mais ativo na Europa, entrou novamente em erupção, obrigando fechamento do aeroporto de Catânia esta quinta-feira.
A atividade vulcânica começou a ser sentida na quarta-feira, tendo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) indicado que essa atividade evoluiu para a saída de lava, que cessou durante a madrugada desta quinta-feira, adiantou a Europa Press.
A coluna de fumaça e cinzas chegaram a elevar 9500 quilómetros acima do nível do mar, de acordo com o INGV, que confirmou a queda de material piroclástico (matéria vulcânica solidificada) em várias localidades.
O aeroporto de Catânia viu obrigado a reduzir a sua atividade na quarta-feira e esta quinta-feira confirmou que a pista está inutilizável devido à queda de cinza, suspendendo voos até às 18h00 locais (menos uma hora em Lisboa).