10 dicas para aumentar a memória para a faculdade de medicina

10 dicas para aumentar a memória para a faculdade de medicina

Ainda há grande ênfase na memorização durante a faculdade de medicina, desde o primeiro ano até a graduação. Seja para questionários, apresentações de casos de pacientes ou exames do conselho nacional, a boa memorização é necessária.

Quase todo aluno da faculdade de medicina se preocupa se será capaz de memorizar adequadamente as informações para concluir o treinamento médico e passar nos exames finais.

Embora a maioria tenha sucesso, você como futuro aluno de uma escola médica pode usar estas 10 técnicas de memorização para praticar como estudante pré-universitário e, mais tarde, durante a graduação em medicina.

Imagem: Pixabay
  1. Concentre-se na compreensão aprofundada

Sempre que possível, compreenda profundamente os conceitos do que está estudando, em vez da memorização mecânica. Uma boa prática é perguntar-se frequentemente “por quê?” conforme você está obtendo novas informações. Então encontre a resposta. Idealmente, você realizará essa pesquisa no momento em que seu cérebro estiver envolvido com o tópico. No entanto, se não tiver tempo, mantenha uma lista de coisas para pesquisar mais tarde em seus livros de medicina.

  1. Maximize o aprendizado ativo

Grupos de estudo, onde você e seus colegas do curso de medicina questionam uns aos outros sobre fatos críticos e “ensinam” uns aos outros informações complexas, são exemplos comuns de aprendizagem ativa. Esta técnica de estudo comprovada promove a memória ativa e a integração de informações.

  1. Palavras, frases e imagens

Palavras, frases e imagens podem ajudá-lo a reter conhecimento. Assim como você pode ter memorizado as cores do espectro, pode aprender sobre nervos, ossos e vasos sanguíneos usando técnicas semelhantes. A ideia é fazer associações fortes com cada letra ou palavra. Sobre imagens, o polígono (ou círculo) de Willis descreve as artérias do cérebro que poderiam parecer uma grande aranha se dissecadas para estudo. Ao memorizá-las, as pernas da aranha recebem o nome das artérias.

  1. Fazendo conexões

As cores podem ser associadas ao que você precisa lembrar. Água azul para sangue desoxigenado ou uma garrafa de vinho tinto ou ketchup para sangue oxigenado são exemplos. Você pode vincular uma doença a certos órgãos e lembrar componentes específicos da fisiologia, patologia ou mesmo ramificações psicológicas que podem resultar.

  1. Intercalando disciplinas

Outro conceito envolve a troca de tópicos com frequência enquanto você estuda. Por exemplo, se você precisa estudar anatomia e química para se preparar para um exame, alterne entre os dois tópicos em vez de estudar primeiro um e depois o outro.

O truque, porém, é tentar fazer conexões entre as disciplinas enquanto as estuda. Por exemplo, se você está estudando farmacologia, pode então mudar e estudar fisiologia. Experimente e lembre-se dos mecanismos fisiológicos que criam as ações positivas do medicamento e os mecanismos que criam os efeitos colaterais.

  1. Palácio da Memória

Palácio da Memória, também chamado Método de loci, é uma técnica mnemônica que ficou conhecida por ser usada pelo famoso detetive de Conan Doyle, Sherlock Holmes. A ideia é que você escolha um local como sua casa ou escola e desenhe o contorno de todos os cômodos com portas e objetos.

É nesse ambiente em que as informações que se deseja memorizar serão colocadas. A ideia é criar uma “rota” para que a mente consiga buscar aquilo que está precisando lembrar. Quando bem aplicada, a técnica mnemônica do Método de Loci é capaz de melhorar muito o desempenho nos seus estudos de medicina.

  1. Superaprendizagem

Memorize usando técnicas de diferentes formatos, como as citadas acima, ou ainda ouvido gravações de áudio feitas por você mesmo durante as aulas. Especialmente quando você desenha e anota, também está usando conexões cerebrais diferentes do que quando está apenas imaginando uma informação.

  1. Mantenha uma dieta saudável

Uma dieta saudável pode ser tão boa para o cérebro quanto para o coração. Coma frutas, vegetais e grãos inteiros. Escolha fontes de proteína com baixo teor de gordura, como peixe, feijão e aves sem pele. O que você bebe conta também – bebidas alcoólicas podem causar confusão e perda de memória.

  1. Pratique atividade física em sua rotina diária

A atividade física aumenta o fluxo sanguíneo para todo o corpo, incluindo o cérebro. Isso pode ajudar a manter sua memória nítida. Para a maioria dos adultos saudáveis, os especialistas recomendam pelo menos 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada, como caminhada rápida, ou 75 minutos por semana de atividade aeróbica vigorosa, como corrida – de preferência distribuída ao longo da semana. Se você não tem tempo para um treino completo, faça algumas caminhadas de 10 minutos ao longo do dia.

  1. Durma bem
    O sono desempenha um papel importante em ajudá-lo a consolidar sua memória, para você poder relembrá-la no futuro. Embora a faculdade de medicina exija muitas horas de sono perdidas, tente fazer da rotina de dormir o suficiente uma prioridade. A maioria dos adultos precisa de sete a nove horas de sono por dia.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )