Alunos do CEM Dona Lila participaram de atividades no Espaço Vivencial de Trânsito
Nesta quarta-feira, o Espaço Vivencial de Trânsito (EVT), localizado no Departamento de Trânsito, recebeu os alunos do primeiro e segundo ano do Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lila, no período da tarde. As atividades de educação no trânsito são realizadas pelo setor de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú.
“A educação para o trânsito é obrigatória e necessária, o Código de Trânsito Brasileiro exige isso dos municípios, pois o trânsito é primeiro causador de mortes envolvendo crianças. Para reverter isso, pelo menos no nosso município, nós levamos dicas de segurança, respeito e educação para prevenção de acidentes” conta a coordenadora de Educação para o Trânsito, Ingrid Castro.
O Espaço Vivencial de Trânsito (EVT) é um local destinado a atividades lúdicas e pedagógicas de educação no trânsito. Com linguagem simples e acessível, são construídos conceitos com os alunos em relação às noções básicas de segurança no trânsito e são reforçadas as necessidades das condutas preventivas, por meio de leitura em grupo e interpretação de imagens referentes ao trânsito. Após a socialização do significado dessas imagens, as crianças andam de bicicleta pelo espaço vivencial para praticarem os conceitos construídos.
A instrução educativa é desenvolvida por meio de atividades em grupo, das quais os alunos participam questionando e relatando suas experiências e vivências no trânsito. Tudo é compartilhado com agentes de trânsito treinados para interpretar, direcionar e instruir as crianças.
O espaço existe desde 2002 e é conhecido como “Minicidade de Trânsito”. O local passou por modificações físicas na estrutura e foi reinaugurado em setembro de 2018.