Cia Circo Pirata Show conclui o projeto “Astrolábio – Acima do Horizonte”

Cia Circo Pirata Show conclui o projeto “Astrolábio – Acima do Horizonte”

No dia 31 de maio, a Cia Circo Pirata Show finalizou oficialmente o projeto “Astrolábio-Acima do Horizonte”. Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú o projeto consistiu na construção de um palco itinerante, sete apresentações, duas oficinas e cinco rodas de conversas sobre a arte do circo.

A construção do palco foi um dos maiores desafios do projeto. A estrutura de 10 metros de largura reproduz uma embarcação, a qual conta com diversos adereços próprios para a performance dos artistas. A dramaturgia e a direção ficaram a cargo de Reveraldo Joaquim, que desenvolveu o espetáculo buscando  quebrar paradigmas em relação ao autoritarismo por meio de elementos alusivos, como a embarcação Calamares e o assustador Capitão Infortunius. “Queremos mostrar que cada um pode ser ‘capitão’ de si mesmo, basta batalhar e acreditar”, comenta a artista Caroline Voltolini. 

As apresentações gratuitas foram realizadas em diversos bairros de Balneário Camboriú, sendo que a primeira delas aconteceu no Centro Comunitário Casa da Sogra (bairro dos Municípios) no dia 19 de maio, contando com um público estimado de 50 pessoas de 05 a 50 anos de idade. O Centro Comunitário Antônio Carlos Santana (bairro das Nações) também recebeu o espetáculo no dia 26 de maio, com a participação de cerca de 100 pessoas. Ao final, os artistas ministraram uma oficina gratuita para crianças cerca de 10 crianças com idade entre 06 e 10 anos.

O circo é indicado para todas as idades, porém as crianças sentem uma admiração singular por essa arte tão encantadora. Pensando nisso, a Cia Circo Pirata Show levou o espetáculo “Astrolábio – Acima do Horizonte” para duas escolas do município. No dia 22 de maio, o espetáculo foi encenado no Centro Educacional Municipal Ariribá em duas sessões, uma no período matutino e outra no vespertino. Ambas as sessões contaram com 250 alunos com idade entre 13 e 16 anos. Já no dia 29 de maio, foi a vez do Centro Educacional Municipal Nova Esperança receber a Cia Circo Pirata Show, também para apresentações no período matutino e vespertino. As duas sessões foram assistidas por 905 alunos. Os artistas também conduziram uma roda de conversa sobre a arte do circo nas duas instituições de ensino, após o término de todas as apresentações.

A Praça da Cultura também serviu como palco para “Astrolábio – Acima do Horizonte”. No dia 25 de maio, cerca de 200 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, assistiram atentos ao espetáculo. Finalizando o projeto, a Companhia promoveu uma Oficina de Recursos Circenses, no dia 30 de maio, direcionada para artistas da modalidade, a qual contou com a participação de sete pessoas.

Somando todas as pessoas que tiveram oportunidade de fazer parte das ações do projeto, “Astrolábio – Acima do Horizonte” contou com o engajamento de 1.600 pessoas. Dessa forma, o termo de custo por espectador, é de R$ 28,75.

“Astrolábio – Acima de Horizonte” é um projeto patrocinado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do município.

Direção e dramaturgia: Reveraldo Joaquim. Produção executiva: Elaine Calove.

Comunicação Café Maestro.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )