
Relembre Galvão Bueno narrando lances de LoL
Na transmissão da final da Copa do Mundo entre Argentina e França, o icônico narrador Galvão Bueno se despediu dos espectadores. A pessoa mais tradicional na narração esportiva do Brasil, Galvão também tem um histórico com os esportes eletrônicos e foi a inspiração e referência para casters que trabalham na indústria de eSports. Por isso, é importante relembrar a trajetória do narrador durante as transmissões de campeonatos de games, mais especificamente League of Legends (LoL).

“Bem Amigos”
Galvão Bueno narrou lances de LoL em março de 2017, há quase seis anos. Na ocasião, Diego “Toboco” Pereira, narrador de LoL, e Galvão Bueno fizeram uma troca de papéis durante o programa “Bem Amigos” do SporTV. Além de Toboco, também estavam Micael “MicaO” Rodrigues e Felipe “brTT” Gonçalves.
Na troca de papéis, o ícone da narração esportiva trouxe toda a sua emoção para o quadrakill de micaO, além de narrar o famoso roubo do barão, feito pelo ex-jogador e hoje streamer Gabriel “Revolta”. O jornalista adaptou os seus bordões ao recontar esses episódios históricos, transformando o “quadrakill” em “tetra kill” – uma referência ao título da Copa do Mundo conquistado pela seleção brasileira em 1994.
Por outro lado, Toboco se aventurou a narrar um gol do jogador da seleção brasileira, Philippe Coutinho, contra a Argentina.
Desde então, o LoL vem ganhando notoriedade entre os jovens brasileiros, como uma alternativa gratuita de entretenimento online onde é possível competir contra amigos e estranhos. No entanto, pessoas com mais de 18 anos podem preferir opções ainda mais competitivas, como os jogos presentes no cassinos.info que permitem aos usuários se divertirem enquanto arriscam a sorte. A jogatina encontrada nesses sites varia entre jogos de cartas, como o poker e blackjack, ao bingo, jogo do bicho e roleta, por exemplo.
Recado para brTT
Na época da narração do “Bem Amigos” em 2017, a RED Canids Kalunga conseguiu o título do 1º split do CBLOL Galvão Bueno, que estava envolvido no esporte eletrônico, mandou um recado para brTT, hexacampeão brasileiro da modalidade, e ganhou uma camisa personalizada.
“Bombou, claro, a final do CBLoL, no Recife, neste sábado. E deu Red Canids na cabeça. Agora eles vão ser o Brasil no Mundial. Valeu, Felipe ‘brTT’, pela vitória e homenagem no uniforme. #tetrakillneles” postou Galvão. O ícone rebatizou o quadrakill, jogada em que a pessoa abate quatro oponentes.
Homenagens
Houve inúmeras homenagens de profissionais da indústria de eSports a Galvão Bueno após o anúncio da sua aposentadoria. O próprio Toboco se pronunciou no Twitter: “Obrigado, Galvão Bueno. Você é o maior comunicador da história do entretenimento do Brasil. Gênio!”. Já Tácio “Schaeppi”, o caster que é a principal voz do Campeonato Brasileiro de LoL (CBLOL) atualmente e vencedor do Prêmio eSports Brasil 2021 como melhor caster, deixou duas homenagens ao ídolo:
“Muito obrigado, Galvão Bueno. Você foi um líder dessa geração de narradores, uma referência, uma lenda. E sua despedida foi no maior jogo da história do futebol. Dá um aperto no coração saber que você não estará mais no comando dos jogos da seleção. Mas obrigado pelo legado, você é eterno,” dizia a primeira publicação.
“O que eu estou chorando nessa despedida do Galvão não é brincadeira. Não é à toa q ele é o maior de todos. Nunca mais teremos outro Galvão Bueno. Eu só olho para ele, é sonho em um dia ser uma fração do que ele foi para a narração esportiva no Brasil. Mais uma vez, obrigado, mestre,” completou a segunda.
Além de casters de eSports, houve homenagens de torcedores e colegas de trabalho durante a despedida de Galvão Bueno. Após a final da Copa do Mundo, reproduziram um vídeo gravado ao redor do Brasil por torcedores copiando os bordões do narrador, como “haja coração”, “pode isso, Arnaldo?” e o grito de “é tetra”, que marcou a vitória brasileira em 94.