Com rádios goianas, presidente anuncia conclusão da Ferrovia Norte-Sul
A princípio inauguração do trecho final dos 2.2257 quilômetros da obra que a princípio facilita o escoamento da produção nacional será nesta sexta, 16/6, em Rio Verde (GO).
Antecipadamente um dia antes de visitar Goiás para a inauguração da Ferrovia Norte-Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da obra para escoar a produção do estado e disse que o Governo Federal continuará investindo em ferrovias para reduzir o chamado Custo Brasil.
“Nós vamos continuar fazendo ferrovias em outros estados para que a gente possa ter um sistema intermodal: combinar rodovia, ferrovia e transporte marítimo, para que o país possa diminuir o Custo Brasil.
Um desses custos significa, muitas vezes, a má qualidade do transporte”, disse, em entrevista transmitida ao vivo a um conjunto de emissoras de rádio do estado.
Primeiramente nesta sexta-feira, 16/6, em Rio Verde (GO), o presidente inaugura o Terminal Rodoferroviário da Rumo, que permite a ligação total da Ferrovia Norte-Sul em todos os seus 2.257 quilômetros entre Estrela D’Oeste, no interior de São Paulo, e Açailândia, no Maranhão.
A ferrovia permite o escoamento da safra do Centro-Oeste e do Sudeste pelo Arco Norte, a princípio com potencial para impulsionar o desenvolvimento de cinco estados e quatro regiões do Brasil. É um marco histórico décadas depois de seu início no Maranhão, no governo José Sarney.
“Demorou 30 anos, mas finalmente está pronta. Estou muito feliz”, disse o presidente Lula. Ele detalhou que 90% da obra foi erguida nos governos dele e da ex-presidenta Dilma Rousseff, 5% nas gestões de Fernando Henrique Cardoso, Sarney e Temer e 5% pela concessionária responsável pela ferrovia.
RETOMADA – O presidente lembrou da retomada de obras que está ocorrendo no Brasil, pontuou que só na área de transporte serão investidos R$ 23 bilhões neste ano, mais do que o investido no conjunto de quatro anos da gestão anterior.
“A partir de 2 de julho, vamos anunciar o novo PAC, um novo começo de reconstruir tudo o que ficou parado e aquilo que precisa ser feito. Tem muita coisa na área de transporte. Vamos aproveitar esse mandato para recuperar o país e para que a sociedade brasileira tenha certeza de que vai voltar a sorrir outra vez”, afirmou.