Frio Intenso: chegada de reforço de ar polar vai prolongar e intensificar

Ciclone na costa da Argentina impulsiona ar mais frio para o Sul do Brasil neste começo de semana e traz mais dias de temperatura baixa.

Hoje, o frio foi menos intenso ao amanhecer, como esperado, mas as mínimas seguiram baixas no Rio Grande do Sul. A menor marca ocorreu em Herval, na fronteira com o Uruguai, onde fez 0,8ºC. Porto Alegre teve 6,7ºC no extremo Sul da cidade.

A MetSul Meteorologia, contudo, prevê a chegada de reforço de ar frio ao território gaúcho nesta segunda-feira.

Um ciclone de 985 hPa sobre o Atlântico Sul, distante do estado e sem riscos, a Leste da Argentina que se afasta rapidamente, impulsiona ar mais gelado no sentido do Sul do Brasil a partir desta segunda.

Este reforço de ar polar será responsável por intensificar um pouco o frio e prolongar o período de temperaturas baixas, iniciado na última quinta, até o meio desta semana.

Serão, assim, sete dias seguidos de frio no estado neste julho que era até então de poucos dias invernais no mês.

Contudo, as madrugadas mais frias serão as de desta segunda, terça e quarta, quando a temperatura pode descer a 4ºC ou 5ºC em Porto Alegre, ao redor de 0ºC ou negativa na fronteira, abaixo de 5ºC na maioria das cidades gaúchas e até -2ºC nos Aparados.

METSUL – Meteorologia

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )