Julho turquesa conscientiza população sobre doença do olho seco
Lágrima interfere na qualidade de vida das pessoas, diz oftalmologista.
Antecipadamente, julho é o mês de conscientização da população sobre o olho seco, doença que está aumentando muito em todas as faixas etárias da população feminina e masculina, embora as mulheres sejam mais impactadas, principalmente pelas alterações hormonais que experimentam ao longo da vida, como a menopausa, uso de pílulas contraceptivas e terapia de reposição hormonal.
Sobretudo, a campanha mundial Julho Turquesa é fruto, no Brasil, de parceria entre a Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS) e a Tear Film Ocular Surface Society (TFOS), líder global em educação em saúde ocular.
No Brasil, a campanha acontece pelo quarto ano consecutivo no inverno, em julho, ou seja, mês mais seco do ano, e ganhou a cor turquesa, que representa a cor da água limpa, da lágrima, segundo explicou nesta terça-feira (18) o presidente da APOS, oftalmologista José Alvaro Pereira Gomes, também professor de oftalmologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A campanha, contudo, visa mostrar a importância da doença também para a saúde pública, destacou o professor da Unifesp.