Como o bom humor pode ajudar no processo de aprendizagem do Francês?
Professora Jana Schmidt, conhecida como Mademoiselle, listou 5 formas divertidas de aprender o idioma
O francês é uma das línguas mais faladas do mundo, cerca de 300 milhões de falantes, o idioma é a língua oficial em 29 países, incluindo França, Canadá, Suíça e Bélgica, porém mesmo com a vantagem de saber conversar no idioma, muitas pessoas têm dificuldades com a língua. Conforme a professora Jana Schmidt, conhecida como Mademoiselle nas redes sociais, o bom humor pode ajudar na aprendizagem, e facilita o desenvolvimento no idioma, por isso, ela separou 5 dicas para quem quer iniciar o francês.
Confira as dicas da especialista:
Rir de si mesmo
Muitos alunos têm medo de errar a pronúncia, escrita e não conseguir compreender o significado do francês, o medo pode travar e não ajuda no processo de aprendizagem. A especialista comenta que rir no começo, pode parecer contraditório, mas é uma técnica eficaz para aprender uma língua estrangeira. O uso do humor auxilia ao falar, escrever e conversar no francês, pois rindo de si mesmo, diminui o estresse, pressão e a ansiedade na hora de praticar a língua.
Jogos de Tabuleiro
É fundamental conhecer a cultura do país, quando se aprende uma língua estrangeira. Neste sentido jogos de tabuleiro podem ajudar a conhecer melhor a região de uma cidade, por exemplo Paris, a capital francesa, o estudante pode se divertir, enquanto aprende o francês, descobrir curiosidades, bairros, ruas, monumentos e até galerias de arte, esses recursos auxiliam no processo de aprendizagem, além de ser muito divertido.
Assistir filmes
Para quem está começando no francês, é recomendável assistir filmes de comédia no idioma, isso ajuda a gravar frases e palavras e aprender novas formas de usar a língua, principalmente na conversação, ouvir e rir, ajuda a compreender a estrutura gramatical do idioma.
Música
Cantar uma música em francês, pode auxiliar no processo de aprendizagem do aluno. Além de ser super divertido, o estudante vai descobrir novas formas e expressões, e consegue colocar no dia a dia o idioma que está assimilando.
Memória Visual
Estudar com alegria a língua francesa durante o processo de aprendizagem, auxilia no processo de estado mental positivo, ou seja, associações, figuras, fotos, personagens, tudo que é visual, ajuda a memorizar o idioma de forma mais rápida e eficaz.
Sobre Jana Schmidt
Professora de francês, certificada pelo CEFLE como professora de língua estrangeira, em Quebec no Canadá, com especialização em Programação Neurolinguística (PNL) pela Psynapse (École de Psychothérapie), em Lyon, França. Fundadora do projeto Francês com Mademoiselle (FCM), cujo objetivo é compartilhar o ensino do francês com todas as pessoas que desejam realizar o sonho de se tornarem fluentes nesse idioma. Produtora de conteúdos digitais para as redes sociais YouTube, Instagram, Facebook e TikTok, onde se encontra como “Francês com Mademoiselle”.
https://www.instagram.com/frances_com_mademoiselle
Poletto Comunicação