Plenário da Alesc vai votar criação de novos cargos de Procurador de Justiça em SC

Plenário da Alesc vai votar criação de novos cargos de Procurador de Justiça em SC

Em reunião conjunta, na manhã desta quarta-feira (16), as comissões de Constituição e Justiça; Finanças e Tributação; e de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovaram o Projeto de Lei Complementar (PLC) 10/2024, de autoria do Ministério Público Estadual (MP/SC), para a criação de novas Promotorias e de novos cargos de Procurador de Justiça.

Pela proposta aprovada, ficam criados dez cargos de Procurador de Justiça, dez cargos de Assessor Jurídico e 20 cargos de Assistente de Procuradoria de Justiça. Também prevê a criação de dez Promotorias de Justiça de Entrância Especial, seis de Entrância Final e três de Entrância Inicial. Além disso, cria na estrutura de Primeiro Grau do Ministério Público cinco cargos de Promotor de Justiça Substituto, 17 Promotorias de Justiça e 43 cargos de Assistente de Promotoria.

Na justificativa do projeto, o procurador-geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, argumenta que a principal motivação para o aumento na quantidade de cargos no MPSC é a disparidade numérica em relação ao quadro de magistrados do Poder Judiciário.

“A diferença de apenas seis cargos entre Procuradores de Justiça e Desembargadores, existente no ano de 2016, foi ampliada para 41 cargos no Segundo Grau dessas instituições, em 2024, gerando uma disparidade numérica no percentual de 57,75% – uma das maiores, senão a maior, da história recente -, o que passou a onerar sobremaneira os serviços prestados pela instituição”, salienta Trajano.

Com a aprovação nas comissões, o PLC está pronto para ser votado em Plenário.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )