Europa no escuro: Apagão registado em Portugal continental, Espanha e sul de França
Segundo informações recolhidas pela TSF, não há indicação de problemas na “rede europeia”. Há apenas relato de problemas na Península Ibéria e numa parte do sul de França, abastecida pela rede ibérica. A “rede europeia” não está ligada à Península Ibérica

Inicialmente, as informações apontavam para falhas de energia em França, Alemanha, Polónia e Finlândia, além de Portugal continental e Espanha. No entanto, isso não se confirma. Segundo informações recolhidas pela TSF, não há indicação de problemas na “rede europeia”. Há apenas relato de problemas na Península Ibéria e numa parte do sul de França, abastecida pela rede ibérica. A “rede europeia” não está ligada à Península Ibérica.
Na Polónia tinha sido anunciado há uns dias uma pausa no abastecimento entre 28 e 30 de abril, ao nível local, por questões de manutenção. Na Finlândia começou esta segunda-feira a funcionar uma central nuclear que estava em pausa desde março. Já na Alemanha também não se registou qualquer tipo de falha energética.
Mesmo que houvesse um problema na Europa, nunca afetaria Portugal e Espanha, uma vez que a rede não é comum e não estão ligados à rede europeia. Por isso, a falha em Portugal e Espanha não afetou outros países europeus, com a exceção de uma pequena parte do sul de França que está ligada à rede ibérica.