Itajaí recebe visita Institucional do Ministro do TCU Augusto Nardes

A população de Itajaí cresceu 8,8% de 2023 a 2024 segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mantém o ritmo desde então com o aumento de aproximadamente 10 mil habitantes por ano. Para garantir que os serviços públicos e a infraestrutura municipal cresçam na mesma velocidade, são necessárias estratégias eficazes de governança. Nesse sentido, a Prefeitura de Itajaí recebeu, na última sexta-feira (27), a visita institucional do Ministro Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes.
 
Nardes foi recebido pelo prefeito Robison Coelho, o vice-prefeito Rubens Angioletti, secretários municipais e vereadores de Itajaí. Em reunião no Gabinete do Prefeito, o principal tema abordado foi a elaboração de decisões estratégicas para a descentralização da zona urbana – por meio da expansão da cidade ao longo do território rural – e de capacitação para os servidores que atuam com gestão.
 
Na oportunidade, o ministro do TCU convidou Itajaí a participar de um treinamento gratuito da Rede Governança Brasil, da qual é embaixador. “A cidade cresce muito rápido, portanto precisa de governança e de capacitação. Temos um grupo de engenheiros, técnicos e especialistas em infraestrutura e gestão que podem capacitar 30 servidores municipais, de forma voluntária”, explicou Augusto Nardes.
 
A capacitação em governança consiste em dois períodos, sendo o primeiro composto por aulas online e o segundo por mentorias especializadas. Com duração de seis meses, o curso da Rede Governança Brasil também busca auxiliar as equipes na criação de políticas públicas e planos para garantir o desenvolvimento econômico e estrutural do município.
 
Desde 2020, cerca de 400 cidades brasileiras participaram da formação. “Percebi que a equipe, além de administradora, é conhecedora do tema, e aí o campo é mais fértil para pensarmos a governança e para termos uma estratégia para o futuro da cidade. É muito importante a participação de Itajaí, pois é um município que pode ser modelo no futuro”, completou o ministro Augusto Nardes.
 
Segundo o diretor-executivo de Planejamento Estratégico, Mark Caldeira, a governança “é o conjunto de práticas que assegura a liderança, estratégia e controle para uma gestão eficiente e transparente”. Ele argumenta que o curso dará aos servidores municipais ferramentas essenciais para o fortalecimento dos controles internos, planejamento de longo prazo e avaliação dos resultados. “O objetivo é alinhar Itajaí às melhores práticas governamentais praticadas globalmente”, acrescenta.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )