Reunião com secretária da Educação, Luciane trata de extensa pauta do magistério

A deputada Luciane Carminatti (PT) reuniu-se nesta semana com a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, para tratar de uma extensa pauta relacionada ao magistério catarinense. A parlamentar destacou os principais pontos discutidos na reunião, reforçando as demandas da categoria.
Entre os temas abordados esteve o lançamento do edital para liberação de professores interessados em cursar mestrado e doutorado. Luciane informou que a Secretaria está se organizando para publicá-lo ainda este ano, provavelmente em outubro, mês do professor.
Em relação ao processo seletivo dos ACTs, a deputada disse que a prova deve ocorrer em novembro, com a chamada até 2 de fevereiro de 2026, a fim de iniciar o ano letivo com a equipe completa. “No edital haverá novamente a prova de títulos, como na seleção passada, e a inclusão de profissionais de assistência social, psicologia e nutrição”, explicou.
O terceiro ponto tratado foi a implementação da lei de autoria da deputada, que institui o programa Arte e Cultura na Escola. Segundo Luciane, a Secretaria vai atuar em duas frentes: a contratação de professores, por meio do edital de ACTs, para desenvolver projetos no contraturno, e o lançamento de editais de fomento para que as escolas recebam recursos e possam contratar artistas e agentes culturais. “A escola diz o que quer, recebe os recursos e contrata artistas e agentes culturais”, reforçou.
Luciane também apresentou à secretária uma lista de escolas estaduais com graves problemas de infraestrutura, necessitando de reformas, pintura, climatização e obras estruturais. Entre elas, unidades localizadas em Palmitos, Angelina, Guatambu, Imbituba, São Joaquim, Santo Amaro da Imperatriz, Balneário Gaivotas, Araquari, Chapecó, Itapiranga e São Miguel do Oeste, entre outras.
“Convidamos toda a equipe da SED para realizar uma exposição na Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa (Alesc) sobre a situação dessas escolas, pois queremos que as obras avancem”, afirmou a deputada.


