Câmara Mirim de Itajaí realiza “6ª Sessão Ordinária”

Sessão contou com o lançamento do concurso “Coleta Premiada” e divulgação do Plano Municipal da Juventude

Na tarde desta segunda-feira (22), foi realizada a 6ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim de Itajaí. Durante a reunião plenária, os parlamentares mirins aprovaram duas moções e quatro requerimentos. Além disso, foram encaminhadas seis indicações ao Executivo Municipal.

Participaram do Uso da Tribuna, as presidentes do Conselho Municipal da Juventude de Itajaí (COMJUV) e da Comissão de Gestão Ambiental da Câmara de Vereadores de Itajaí. Andreia Oliveira Neiva, do COMJUV, destacou o Plano Municipal da Juventude entregue à Câmara de Vereadores de Itajaí para tramitação durante o mês de agosto. Trata-se de uma política pública que engloba as ações previstas para pessoas de 15 a 29 anos para os próximos dez anos, em Itajaí.

Já Sabrina Schneider, servidora da Câmara de Vereadores de Itajaí, falou sobre o lançamento da II Coleta Premiada – Edição Resíduos Eletrônicos. A campanha do Poder Legislativo mobiliza a Rede Municipal de Ensino, de 22 de setembro a 15 de outubro de 2025. As unidades que entregarem os maiores pesos em resíduos eletrônicos serão premiadas com valores que vão de R$ 1,5 mil, para o 8º colocado, até R$ 10,5 mil, para o 1º colocado. Os materiais devem ser entregues no galpão da Reciclavale, das 9h às 16h. A cooperativa de reciclagem está localizada no Aterro Sanitário, Rua João Thomaz Pinto, no Bairro Canhanduba.

Moções

Moção nº 11/2025 – autoria do vereador mirim Romulo Daniel Tavares Marim – Centro Educacional Cordeiros – homenageia o professor João Carlos Garcia, pelos relevantes serviços prestados em prol da Educação do Município de Itajaí.

Moção nº 12/2025 – autoria do vereador mirim Davi da Cruz Oliveira Schuh – Colégio de Aplicação Univali – homenageia o professor Paulo Roberto Regis Junior, pelos relevantes serviços prestados em prol da Educação do Município de Itajaí.

Requerimentos

Vereadora mirim pede criação de Observatório da Saúde do Estudante
Requerimento nº 23/2025, de autoria da vereadora mirim Isabella de Souza (Escola Básica João Duarte), solicita o envio de ofício para a Prefeitura de Itajaí com questionamentos sobre atendimento psicológico nas escolas e pedindo a realização de estudos para verificar a viabilidade da criação de um Observatório da Saúde do Estudante em Itajaí. A proposta tem objetivo de avaliar e acompanhar a saúde dos alunos da rede pública municipal em relação à qualidade de alimentação, prevenção de doenças, saúde visual e auditiva, apoio psicológico e prevenção ao bullying.

Vereador mirim cobra falta de professores na Rede Municipal
De autoria da vereadora mirim Emanuely Teixeira de Oliveira (Escola de Educação Básica Carlos Fantini), foi aprovado o Requerimento nº 24/2025. A parlamentar cobra o Governo do Estado de Santa Catarina com questionamentos sobre a Rodovia Antônio Heil, entre Itajaí e Brusque. A parlamentar pergunta, por exemplo, se há planejamento para reforçar a sinalização horizontal e vertical ao longo da rodovia?

Vereadora mirim pede fiscalização de infraestrutura em unidades de saúde
Os vereadores mirins aprovaram o Requerimento nº 25/2025, de autoria da vereadora mirim Yasmim Dos Santos Hemsing (Escola Básica José Fernandes Potter). No texto, ela requer envio de ofício ao Prefeito Municipal com questionamentos sobre rondas da Guarda Municipal na região do bairro Espinheiros (região do Portal II). Entre as perguntas estão: Qual a frequência prevista para essas rondas de segurança na região? Há possibilidade de a Guarda Municipal solicitar auxílio da Polícia Militar e demais órgãos de segurança nessas situações?

Vereadora mirim pede informações sobre estrutura física de escolas
De autoria da vereadora mirim Dryele Elane Lucas Jacinto (Centro Educacional Pedro Rizzi), foi aprovado o Requerimento nº 26/2025. A parlamentar pede informações ao Executivo Municipal sobre vistorias nos postos de saúde. Entre os questionamentos estão: Com que frequência são feitas vistorias nos postos de saúde do município? Nessas vistorias, são encontrados muitos problemas na infraestrutura? Qual é o planejamento para solucionar esses problemas estruturais?

Indicações

Indicação nº 35/2025 – vereador mirim João Pedro Campos (Escola Básica Marechal Olímpio Falconieri da Cunha) – solicita que sejam realizadas manutenções gerais na estrutura da Escola Básica Marechal Olímpio Falconieri da Cunha.

Indicação nº 36/2025 – vereador mirim João Pedro Campos (Escola Básica Marechal Olímpio Falconieri da Cunha) – solicitando que seja providenciada a substituição e/ou manutenção das mesas e cadeiras das salas de aula da Escola Básica Marechal Olímpio Falconieri da Cunha.

Indicação nº 37/2025 – vereadora mirim Yasmim dos Santos Hemsing (Escola Básica José Fernandes Potter) – solicitando a possibilidade de fornecimento de materiais para o Grupo de Capoeira Berimbau Livre.

Indicação nº 38/2025 – vereadora mirim Yasmim dos Santos Hemsing (Escola Básica José Fernandes Potter) – solicita a instalação de um bebedouro de água potável na Escola Básica José Fernandes Potter.

Indicação nº 39/2025 – vereadora mirim Dryele Elane Lucas Jacinto (Centro Educacional Pedro Rizzi) – solicitando que seja feita urgentemente a troca do bebedouro do Centro Educacional Pedro Rizzi.

Indicação nº 40/2025 – vereadora mirim Isabelly Cristine dos Santos (Escola Básica Pe. Pedro Baron) – solicita projetos ambientais nas escolas. Projetos como hortas, incentivo à reciclagem e cuidados com o meio ambiente.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )