Novos Caminhos presta homenagem para mais de mais de 100 adolescentes do Vale do Itajaí

Cerimônia em Blumenau celebra conquistas e parcerias que transformam vidas

Histórias de superação, amizade, novos começos e muitos motivos para celebrar. Assim foi a atmosfera da cerimônia do Programa Novos Caminhos, realizada na quarta-feira, dia 5 de novembro, no auditório do Senai Blumenau. O evento homenageou 113 adolescentes do Vale do Itajaí que, ao longo de 2025, trilharam caminhos de formação profissional e crescimento pessoal, transformando desafios em conquistas e esperança em futuro.

Durante o evento, o juiz Rodrigo Vieira de Aquino, titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de Blumenau, enalteceu o Programa e parabenizou os homenageados. Em sua fala, o magistrado abordou o tema amizade, que inspirou toda a cerimônia. “Em tempos de desafios e transformações, a amizade se revela como um dos pilares mais sólidos da convivência humana. Ela é ponte, ela é abrigo, ela é a força que nos impulsiona a seguir adiante, mesmo aí, diante do caminho que nos parece incerto. A amizade, ela não se limita ao afeto entre indivíduos. Ela se manifesta também nas redes de apoio, nas parcerias que se constroem em torno de um propósito comum, na solidariedade institucional que transforma realidades. E é nesse sentido que encontramos o cerne do Programa Novos Caminhos”, ressaltou.

O ato solene reuniu adolescentes das cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, além de Blumenau. Além dos participantes foram homenageadas Empresas Cidadãs, Empresas Amigas e o engajamento voluntários, entre representantes de instituições parceiras, acolhimentos e colaboradores do Poder Judiciário.

As homenagens contemplaram adolescentes que concluíram cursos oferecidos pelos parceiros do Programa, ingressaram no mercado de trabalho, participaram de ações de aprendizagem e formação, além de empresas e instituições que abriram as portas e colaboraram com doações e apoio técnico. Também foram reconhecidos interlocutores locais e representantes de serviços de acolhimento que contribuíram para o sucesso do Novos Caminhos na região do Vale do Itajaí.

Duas adolescentes representaram os homenageados e expressaram gratidão pela trajetória compartilhada: “O Novos Caminhos nos ofereceu uma jornada incrível, repleta de desafios, aprendizados e momentos inesquecíveis. Tivemos a oportunidade de conviver com pessoas incríveis, que nos inspiraram, nos apoiaram e nos incentivaram a seguir em frente”, disse uma delas.

Durante a cerimônia, o Grupo Calesita, tradicional indústria de brinquedos do Vale do Itajaí, realizou a doação de brinquedos para às casas de acolhimento da região. A Bella Janela, empresa de Blumenau, também contribuiu com a doação de almofadas, entregues aos adolescentes junto aos certificado de participação.

Além do magistrado da comarca de Blumenau, estiveram presentes a diretora do foro da comarca de Gaspar, juíza Griselda Resende de Matos Muniz Capellaro, titular da Vara da Família, Infância e Juventude, Idosos, Órfãos e Sucessões daquela comarca e a juíza Cintia Gonçalves Costi, da comarca de Blumenau, além de Graziela da Silva, gerente executiva da Fiesc-Sesi-Senai da Regional Vale do Itajaí, representantes de entidades parceiras e demais autoridades regionais e locais.

Na próxima semana estão previstas homenagens na região do Alto Vale do Itajaí (10/11), do Planalto Norte (11/11) e da Foz do Rio Itajaí (12/11). A agenda de eventos do Programa Novos Caminhos em todo o Estado segue até dezembro.

Sobre o Programa

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Conta ainda com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Santa Catarina (OAB/SC), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/SC), da Associação Catarinense de Medicina (ACM), da Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/SC) e do Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio).

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )