A importância da internet durante o isolamento social

A importância da internet durante o isolamento social

Se antes a tecnologia era associada ao individualismo, agora tem sido fundamental para o cenário de pandemia.

Criada em 1969 como recurso militar e científico, a internet tornou-se uma ferramenta importante para a sociedade. Hoje, com o isolamento social, conectividade tornou-se ainda mais essencial. Parte dessa relevância vem do fato de que a rede mantém a interação social que foi afetada com a reclusão; possibilitando ligações, conversas e vídeo chamadas. Para matar a saudade, as pessoas não estão medindo esforços para manter o contato, mesmo que seja necessário fazer alguns reparos no celular. Segundo um levantamento feito pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, a demanda por conserto de celulares cresceu mais de 80% nos dias 3 a 9 de maio, em comparação com os dias 8 a 14 de março, período em que a pandemia não havia atingido diretamente o setor.

Além de ajudar a lidar com a saudade, a internet possibilita a continuação de atividades como trabalho e estudos. Apesar da adoção de um modelo remoto ter sido uma alternativa para preservar a saúde dos colaboradores, o Home Office tem funcionado melhor que o esperado. Segundo uma pesquisa da Cushman&Wakefield, mais de 40% das empresas entrevistadas adotarão o modelo remoto. No caso dos estudos, há a possibilidade de contratar professores online. Para lidar com essa demanda, empresas tiveram que adaptar e ampliar serviços. O GetNinjas, por exemplo, mais que dobrou a quantidade de tipos de aulas disponíveis no app.

Consequentemente, com o Home Office e a contratação de serviços remotos, é possível manter a economia minimamente ativa, ao contrário de outros momentos da história. Em comparação com a pandemia de gripe espanhola, profissionais como pedreiros, marceneiros e encanadores, não puderam trabalhar normalmente sem correr riscos. Hoje, iniciativas como os serviços online, permitem que tais prestadores de serviços atendam clientes por meio de videochamadas para auxiliar com pequenos reparos, por exemplo.

Não apenas profissionais de reformas e reparos podem usar video chamadas para trabalharem; profissionais da saúde também podem usá-las para atendimentos e evitar aglomerações em hospitais. No caso, as video chamadas se tornaram serviços de telemedicina. Um exemplo é a iniciativa de Teletriagem, lançada pelo GetNinjas, que conta com médicos preparados para dar orientações sobre a Covid-19. “Como somos uma empresa de tecnologia pensamos em trazer uma iniciativa que pudesse auxiliar em um momento de crise com o objetivo de desafogar o sistema de saúde” comenta Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.

Sobre o GetNinjas
Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas (www.getninjas.com.br) foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 200 tipos de serviços disponíveis, entre eles estão profissionais das áreas de reformas, moda e beleza, assistência técnica, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros. A empresa, que recebeu R$ 47 milhões de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group, já está presente em mais de 3 mil cidades do Brasil, registra cerca de 4.5 milhões de pedidos de serviços ao ano, e conta com mais de 1,5 milhão profissionais cadastrados. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )