
A pedido do deputado Mauro, governo insere pavimentação das SC’s 154 e 479 no Orçamento de 2026
A articulação do deputado estadual Mauro De Nadal (MDB) garantiu a inclusão de duas emendas de R$ 5 milhões cada no Orçamento de 2026 do Governo do Estado. Os recursos são para iniciar a pavimentação da SC-154, entre Ipumirim, Faxinal dos Guedes e Vargeão, e da SC-479, entre Ipuaçu e Abelardo Luz. Como destaca o deputado, trata-se de demandas que aguardam há décadas pela melhoria da infraestrutura viária.
SC-154: Ipumirim, Faxinal dos Guedes e Vargeão (28 km)
A pavimentação da SC-154, em um trecho de 28 km, representa um avanço direto para a mobilidade e o desenvolvimento dos municípios de Ipumirim, Faxinal dos Guedes e Vargeão. A obra é considerada essencial para melhorar a segurança no trânsito, facilitar o deslocamento diário da população e fortalecer a economia local.
Mauro destaca que a pavimentação atende a uma necessidade urgente:
“A SC-154 é uma rota estratégica. Com a pavimentação, garantiremos mais segurança, agilidade e condições melhores para quem produz, trabalha e depende dessa estrada todos os dias.”
O deputado reconheceu o empenho das lideranças da região: o prefeito de Ipumirim, Valdir Zanella (PP); o vice-prefeito Nei (MDB); o prefeito de Vargeão, Amarildo Paglia (MDB); e o vereador de Faxinal dos Guedes, Eloi Cavalo (MDB), que têm trabalhado de forma persistente pela obra.
SC-479: Ipuaçu a Abelardo Luz (12 km)
Também foi incluída no Orçamento de 2026 a pavimentação do trecho de 12 km da SC-479, ligando Ipuaçu a Abelardo Luz. A obra é considerada estratégica para impulsionar o desenvolvimento regional, especialmente no escoamento da produção agrícola e no deslocamento de trabalhadores para empresas da região.
Para Mauro, o investimento representa um avanço concreto para o Extremo Oeste:
“A pavimentação da SC-479 significa mais segurança, mais competitividade e melhor qualidade de vida para quem depende dessa ligação todos os dias.”
O deputado destacou o trabalho decisivo das lideranças locais: o prefeito de Abelardo Luz, Nerci Santin (MDB); o prefeito de Ipuaçu, Nelson Brisola (MDB); e a ex-prefeita Clori Peroza (PT), que manteve a pauta ativa junto ao Estado e trabalhou intensamente pela viabilização da obra.
O custo do projeto da SC-479, que está em elaboração, foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado Mauro De Nadal.


