Agricultores de Balneário Piçarras são premiados na 29ª Festa da Banana

Piçarrenses venceram nas categorias, Banana Grupo Prata e Cacho Mais Pesado do Sub-Grupo Cavendish.

Balneário Piçarras foi representada na premiação da 29ª Festa da Banana em Luiz Alves no último domingo, 16, ao conquistar o 1º lugar nas categorias Banana Grupo Prata e Cacho Mais Pesado do Sub-Grupo Cavendish. Os agricultores piçarrenses são das localidades de São Brás e Rio Novo. A premiação foi acompanhada pelo prefeito Tiago Baltt.

A escolha dos vencedores aconteceu durante a 31ª Festa da Cachaça, que ocorre simultaneamente à Festa da Banana. O produtor rural Osni Onofre ficou em 1º lugar na categoria Banana Grupo Prata, enquanto seu genro Marcelo Feltrin ficou com o segundo lugar. Ambos saíram vitoriosos entre mais de 30 competidores.

“Foi muito bom. É um reconhecimento do trabalho que a gente faz, estávamos lá com a família toda”, destaca Marcelo, de 40 anos.

A família cuida da produção de banana em São Brás há 20 anos e já acumula títulos de edições anteriores da Festa da Banana. Em 2017, conquistou o segundo lugar, em 2018 o terceiro e em 2019 a quarta colocação. A festa premia os cinco cachos que mais se destacarem.

O cacho de banana nanicão do agricultor Adilson Ramos, de 39 anos, conquistou o marco de Cacho Mais Pesado do Sub-Grupo Cavendish, com 75,4 kg. O morador de Rio Novo é pentacampeão da categoria na sedições de 2016 a 2019 e de 2023.

“O sentimento é de alegria, de ver que o trabalho e o cuidado deram um resultado positivo.

Isso não preço”, ressalta Adilson. Os vencedores vão se reunir novamente em agosto em uma festa direcionada à bananicultura, quando receberão troféus e brindes.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )