Alesc e Parlamento de “Aomori no Japão”, preparam termo de cooperação para ‘Intercâmbio entre os Estados’
Uma comitiva japonesa, liderada pelo Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e pelo Vice-Governador da Província de Aomori, Kotani Tomoya, foi recebida nesta segunda-feira, 21, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O encontro teve como objetivo fortalecer as relações bilaterais e propor a criação de um protocolo de cooperação entre as respectivas Casas Legislativas.
A deputada Paulinha, primeira-secretária da Mesa Diretora, liderou a agenda e formalizou a possibilidade de criar um termo de cooperação, com foco em facilitar o intercâmbio entre parlamentares e técnicos de Santa Catarina e Aomori. O documento visa ampliar as oportunidades de intercâmbio cultural, agrícola e tecnológico para trazer benefícios mútuos para os dois povos.
“Estamos propondo um termo de cooperação que permitirá um intercâmbio mais amplo entre parlamentares e instituições de Santa Catarina e da província de Aomori. Estamos à disposição para construir essa parceria, afinal, temos muito a aprender e crescer, estreitando os laços entre nossos povos e fortalecendo essa relação tão valiosa,” afirmou Paulinha.
A relação entre Santa Catarina e Aomori remonta a 1980, com a assinatura de um documento que promoveu o intercâmbio cultural e técnico para ações emergenciais após as enchentes no Vale do Itajaí. Além de ter contribuído financeira e tecnicamente após os desastres climáticos em SC, a província japonesa também atuou no aprimoramento das técnicas de cultivo de maçãs em cidades catarinenses, como Caçador e São Joaquim.