“Alesc Sustentável” encerra ano com mostra de filmes com temática ambiental
O Programa Alesc Sustentável promoveu, nesta terça-feira (17), no Auditório Antonieta de Barros, sessões de cinema para variados públicos abordando temas socioambientais.
Na oportunidade, especialistas convidados levaram informações sobre a importância da natureza e da conscientização socioambiental na sociedade.
Estudantes de escolas municipais, universidades e cursos técnicos, além de representantes de ONGs, de órgãos públicos como a Defesa Civil, Comcap e da Casan, e de entidades civis acompanharam animações, documentários e curtas sobre o tema.
No encerramento dos trabalhos, o Alesc Sustentável, que é liderado pelo deputado Marquito (Psol), tem como objetivo levar ao público presente o relato de experiências concretas e falas motivacionais que despertem a consciência ecológica.
Filmes
“Ser Sustentável” – 46 min
O que é agroecológico? O conceito é amplo e envolve questões sociais, ambientais, culturais e econômicas, que definem o que é considerado orgânico, justo e sustentável. O documentário apresenta iniciativas e histórias de pessoas, famílias, organizações e movimentos sociais em todas as regiões de Santa Catarina. Com foco na agricultura familiar e agroecológica, há uma abertura para discussão de temas como alimentação, saúde, sustentabilidade, educação e justiça social.
Convidados especiais: Defesa Civil e Kadidja Orofino – Tema: Sustentabilidade e cultura regenerativa
“Colapso Anunciado” – 38 min
Curta metragem que mostra o episódio do rompimento da barragem da Lagoa da Conceição, realizado com a ajuda de moradores da Ilha logo após o acidente. O objetivo inicial foi ajudar com uma ação civil pública promovida por pesquisadores da UFSC.
Convidados especiais: ONG Costa Legal, Ecoando Sustentabilidade e Casan
Tema: Saneamento em Florianópolis
O Programa
O Programa Alesc Sustentável foi lançado em 2021 com o objetivo de desenvolver novas iniciativas de preservação ambiental no Parlamento.
Debates com especialistas da área e plantio de árvores se somam a ações como o aproveitamento de água da chuva, a geração de energia solar e a coleta de resíduos sólidos.
Durante o Programa Alesc Itinerante, em Joinville, realizado em junho, mês do meio ambiente, houve plantio de mudas, experiência repetida nas outras edições do programa.
A atividade teve como objetivo neutralizar o carbono emitido com o deslocamento dos parlamentares nas viagem aos municípios contemplados com o Alesc Itinerante.