AMA Itajaí promove evento online com atrações regionais

AMA Itajaí promove evento online com atrações regionais

Projeto “Plural no Singular”, realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, visa a ampliar o debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Essa semana, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA Itajaí) promove dois eventos online direcionados para jovens e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. 

O “I Festival Plural no Singular” apresenta um painel com especialistas na área na terça (06/10 às 19h) e um show online com artistas com TEA e artistas apoiadores da causa, que acontece no sábado (10/10 às 16h). Ambos os eventos serão transmitidos ao vivo pelo canal Café Maestro Produções no YouTube com retransmissão pela página oficial da AMA Itajaí no Facebook.

A arte tem se revelado uma das mais eficazes ações auxiliares para o desenvolvimento e a socialização de crianças e jovens autistas. Música, dança, pintura, entre outros, promovem a dessensibilização com base na teoria de integração sensorial, melhorando a qualidade de vida dos autistas ao contribuir para o entendimento de como a sensação afeta a aprendizagem, o desenvolvimento sócio-emocional e processos neurofisiológicos como o desempenho do motor, atenção e excitação.

Além de prestar auxílio dos familiares dos autistas, a AMA Itajaí atua há 3 anos com o desenvolvimento das crianças com TEA usando a arte como ferramenta de socialização. Em sua sede, a AMA oferece aulas de percussão (musicalização) e de flauta doce (ministrada por Evandro Hasse), por meio do Projeto Arte nos Bairros. O trabalho também é feito com adolescentes com TEA que, além de realizar-se por meio do Projeto Arte nos Bairros, com o Chico Preto (Francisco Cardoso), conta com a condução de profissionais voluntários, que são: o professor Dr. Rodrigo Gudin Paiva, e os instrutores Renato Amorim e Marinho Uriarte.

Dessa forma, o I Festival Plural no Singular agrega a informação com a arte e a socialização dos jovens e crianças com TEA. O projeto, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, foi todo adaptado ao formato digital, uma situação que tende a disseminar ainda mais o trabalho da AMA Itajaí, dos voluntários e artistas que lutam pela causa. 

Foto antes da pandemia.

Confira a programação do I Festival Plural no Singular:

O que: Painel “Autismo: um caminho para a tolerância e a humanização do diferente”

Quando: Terça-feira 06/10

Horário: 19h

Onde: Canal Café Maestro Produções no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=cZ_9rXNgVwI)

Painelistas:

Professor Doutor Rodrigo Paiva: Músico, educador e voluntário da AMA Itajaí

Dra. Marlene Sotelo: Educadora e coordenadora do Els for Autism Foundation (Flórida)

Marisa Furia da Silva: Fundadora da primeira AMA do Brasil e da residência para autistas de São Paulo

Aline Seubert: Educadora e membra da diretoria da AMA Itajaí

O que: Festival Plural no Singular

Quando: Sábado 10/10

Horário: 16h

Onde: Canal Café Maestro Produções no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=E4X6BQr4tkM)

Apresentação: Sabrina Viana

Atrações:

* Mostra em vídeos de obras produzidas por artistas autistas e artistas parceiros da AMA Itajaí

Realização ao vivo do espetáculo “Primeiros Passos, Primeiras Notas” (Bárbara Damásio, Willian Goe e Ricardo Dominguez).

Este projeto é realizado com patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí e da Prefeitura de Itajaí através Lei de Incentivo à Cultura do município. Teve recursos investidos pela Unimed Litoral por meio de renúncia fiscal. Realização: AMA Itajaí. Produção: Café Maestro Produções.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )