Artista Plástica cria Robôs com resto de material descartado

Artista Plástica cria Robôs com resto de material descartado

Mônica Turato reutiliza material descartado na construção civil e lixo doméstico para criar verdadeiras obras de arte. Seu projeto de sustentabilidade visa combater a poluição de resíduos sólidos e inspirar as pessoas a olhar para o lixo que produz.

A artista plástica Mônica Turato encontrou um jeito diferente de ajudar o planeta, transformando restos de material em peças únicas e carismáticas. O resultado da preocupação com a despoluição do planeta deu vida ao projeto “Robôs Adoráveis”, que está em exposição em Balneário Camboriú, na Casa Linhares até Fevereiro de 2019.

Mônica diz que a ideia de recolher o material descartado na construção civil surgiu há três anos, quando veio de São Paulo para Itapema-SC. “Percebi que muitas peças não aproveitadas nas obras acabavam indo para o lixo. Então, passei a guardar tudo que via pela frente: separador de ferro, pedaço de madeira de telhado, mangueira, serra, ferro, pregos, mangueiras de água, entre outros”, explica.

Com todo o material recolhido e armazenado dentro de um contêiner, a artista só precisou usar sua criatividade e a habilidade das mãos para criar o primeiro dos muitos “Robôs Adoráveis” que já estão concluídos e integram a mostra. “Logo na primeira postagem nas redes sociais as pessoas enlouqueceram e passaram a mandar mensagens e fui fazendo um atrás do outro. Alguns ganharam até nome”, brinca Mônica.

Os personagens que batizam as miniaturas são inspirados nas lendas e também na vida real, como pirata, Pinóquio, médico e cozinheira. “O médico, por exemplo, é uma homenagem a um profissional muito elogiado por uma paciente que é minha amiga. O Pinóquio foi algo de percepção. Coloquei uma ponteira que parecia um nariz longo e pronto”, resume.

Para concluir cada trabalho, Mônica leva de dois a três dias. Não há projeto, apenas sugestão e colaboração do marido que também trabalha na área de engenharia na construção civil. Segundo ela, tudo começa reunindo as madeiras que já vem no formato em que são descartadas. “Primeiro faço o rosto, depois o corpo, pernas e braços de acordo com as características do personagem, demorando mais ou menos tempo para ficar pronto”, comenta.

Mônica explica ainda que o ponto forte do projeto é o combate à poluição. Materiais resistentes como metal e plástico, que chegam a demorar mais de meio milhão de anos para se decompor na natureza, ganham um novo destino com menores consequências ao meio ambiente. “Procuro usar muito plástico, porque há estudos que indicam até 2050 o mar terá mais plástico do que peixe. É revoltante. Quanto mais plástico uso, mais me sinto aliviada”, desabafa.

Os Robôs estão sendo usados na Educação Ambiental, projeto este que visita as escolas com exposição e palestras.

Talento revelado há 20 anos na Capital Paulista

Autodidata em artes, Mônica Turato nasceu em Minas Gerais, mas ganhou reconhecimento na carreira com projetos desenvolvidos na Capital Paulista, além de participar de programas como Jovem Aprendiz, Geração de Renda e Terceira Idade.

Seu trabalho de ilustradora de livros e capas de revistas de empresas reconhecidas como a Kalunga renderam a ela convites para ministrar aulas em oficinas em ateliês, estúdios, Sesc e Senac. Além de criar obras de artes, Mônica oferece, exposição das peças com sugestão do público para sorteio de nomes, participa de eventos e ações de educação ambiental.

“Sempre trabalhei usando material reciclado. No início eram papéis e tecidos para fazer bonecas, cestos. Quando mudei para Santa Catarina percebi outra realidade e que podia fazer muito mais, principalmente, no Morretes, bairro onde moro e vejo muitos catadores de lixo. Aqui, tenho muita matéria prima”, destaca Mônica.

Os Robôs Adoráveis participaram da mobilização em prol da sustentabilidade denominada “Semana Lixo Zero” em Balneário Camboriú. Durante o evento, a diversidade de obras de arte e produtos feitos de forma sustentável e com uma qualidade incrível chamou a atenção da Artista Plástica. Pensando em levar estes produtos para a população, dar maior visibilidade a estes artistas e pequenos produtores e incentivar o consumo sustentável, Mônica Turato, resolveu criar então uma feira sustentável denominada EcoBazar SC. A primeira edição do EcoBazar acontecerá no dia 16 de dezembro no Yellow Bus na praia Brava e unirá todos aqueles empreendedores que carregam consigo uma grande responsabilidade ambiental.

Para conhecer mais do trabalho da artista é só acessar o instagram

@robos_adoraveis

Fone 47-99752-4788

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )