As Relações com o Poder Político

As Relações com o Poder Político

IDEOLOGIAS?

A gente sempre ouve falar em Ideologia de Esquerda e Ideologia de Direita. Mas isso serve lá para os lados europeus e americanos. Ideologia é uma expressão sobre um desejo de sociedade, uma utopia. Cada ideologia organiza uma suposta sociedade em perfeição. Aqui embaixo temos interesses pessoais antes de Ideologia. Temos o “Centrão”.

“OPOSIÇÃO” e “SITUAÇÃO”

Na ausência de ideologia para conduzir nossa vida, nos relacionamos com o Poder Político pela conformidade de estar situado no poder, no exercício do cargo (SITUAÇÃO) ou daqueles que estão fora dos cargos majoritários e não podem se beneficiar dos seus brilhos (OPOSIÇÃO). Não há nenhuma ideologia aqui. A relação é com a proximidade ou distância do Poder. Até porque não há tantas variações ideológicas quanto a quantidade de Partidos que existem no Brasil.

“OPOSIÇÃO”, “SITUAÇÃO” e PESSOAS

Se as conferências políticas, os arranjos de apoio, a cooptação de parlamentares seguem o ritmo acelerado de ser governo ou não, então ali não haverá gente, pessoas, cidadãos. As pessoas não têm direitos como cidadãos, mas necessidades como dependentes. É por isso que os governantes do poder executivo e do poder legislativo entregam serviços e obras como presentes, conseguem verbas. Por cidadania seria o Direito a conduzir os passos.

MATURIDADE POLÍTICA

Nas cavernas de ser Oposição e Situação, e ocasionalmente alguns pulam a cerca, dificilmente conseguiremos apresentar qualquer ideologia a nos conduzir. O Populismo reina entre nós e os interesses nascem antes do sol. A Maturidade Política, na História, veio sempre de uma população que se vê como detentora de direito e de cidadania. Mas nós somos, por prazo de validade determinado, somente aqueles que votam. Precisamos falar mais sobre isso.

Edição: Lierge Coradini

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )