Associação de Advogados apresenta curso sobre arbitragem em três fases

Associação de Advogados apresenta curso sobre arbitragem em três fases

Em junho, AASP promove curso sobre o tema que abordará o assunto em seus métodos, práticas e técnicas.

A Associação dos Advogados de São Paulo – AASP promove no próximo de junho o curso “Arbitragem em três fases: métodos, práticas e técnicas” que será ministrado entre os dias 06 e 29/6, sempre as segundas e quartas-feiras, das 9h30 às 12h30 (horário de Brasília). O evento será 100% online, com transmissão pela plataforma Zoom ou Google Meet. Será aplicada a metodologia do ensino participativo com aulas guiadas, dialogadas, método de caso, roleplay, brainstorming e Problem-Based Learning – PBL. As vagas são limitadas.

O evento é uma promoção daAssociação dos Advogados de São Paulo (AASP) com apoio do
Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC); Canal Arbitragem; Câmara de Arbitragem Empresarial – Brasil (Camarb); Chartered Institute of Arbitrators (CIArb); Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) e, Câmara do Mercado

Para mais informações acesse o link de eventos da Associação: https://www.aasp.org.br/eventos/

Confira abaixo a programação:

06/06 – segunda-feira
Aspectos práticos das três fases da arbitragem
Apresentação do curso: Ricardo de Carvalho Aprigliano e Thiago Marinho Nunes
Palestra magna: Pedro Batista Martins
Debatedoras: Silvia Rodrigues Pachikoski e Adriana Braghetta.

08/06 – quarta-feira
Fase pré-arbitral: convenção de arbitragem, princípio da autonomia e Kompetenz-Kompetenz
Atividade: exposição guiada, oficina de exercícios relativos ao tema (orais e escritos), compreendendo cláusulas compromissórias cheias, vazias, patológicas e defeituosas em geral, bem como cláusulas de arbitramento, oficina de redação de cláusulas compromissórias, considerando diferentes cenários negociais (M&A, construção, bancário, agronegócio, inter alia), incluindo cláusulas compromissórias escalonadas.
Professor: Luis Fernando Guerrero
Assistente: Raquel Marangon

13/06 – segunda-feira
Árbitros: entrevistas, escolha, formação do tribunal arbitral e incidentes de impugnação
Atividade: exposição guiada e oficina de redação de cartas-revelação conforme as melhores práticas, oficina de exercícios relativos ao tema (orais e escritos), compreendendo situações hipotéticas. Cenários (roleplay) baseados em situações reais ou hipotéticas (alunos na posição de árbitros e/ou advogados).
Professora: Eliana Baraldi
Assistente: Aline Dias

15/06 – quarta-feira
Medidas judiciais pré-arbitrais: árbitro de emergência, cautelares e anti-suit injunctions
Atividade: exposição guiada, oficina de exercícios relativos ao tema (orais e escritos), compreendendo apresentação de casos práticos envolvendo situações emergenciais durante a fase pré-arbitral. Cenários (roleplay) baseados em situações reais ou hipotéticas (alunos na posição de árbitros e/ou advogados).
Professor: Napoleão Casado Filho
Assistente: Thiago Zanelato

20/06 – segunda-feira
Início da fase arbitral: jurisdição arbitral e fase postulatória
Atividade: exposição guiada, check-list de pontos para a elaboração do termo de arbitragem, exercícios escritos visando à elaboração de minutas de termo de arbitragem, técnicas de argumentação oral e escrita em fase postulatória (brainstorming).
Professora: Natália Lamas
Assistente: Karina Riccio Ribeiro

22/06 – quarta-feira
Fase instrutória: dinâmica da audiência, prova documental, pericial e testemunhal
Atividade: exposição guiada, oficina de exercícios relativos ao tema considerando técnicas de elaboração de depoimento escrito fático e técnico. Cenários (roleplay) baseados em situações reais ou hipotéticas, considerando técnica de inquirição de testemunhas (alunos na posição de árbitros e/ou advogados).
Professor: Joaquim Muniz
Assistente: Carolina Morandi

27/06 – segunda-feira
Sentença arbitral parcial e final e pedido de esclarecimentos
Atividade: exposição guiada. Roteiro pré-elaborado de sentenças: métodos de deliberação, check-list de pontos da sentença (parcial, final e homologatória de acordo). Problem-Based Learning (PBL) de custos e despesas e honorários contratuais e de sucumbência, bem como de decisão sobre pedido de esclarecimentos com efeitos modificativos.
Professor: Tonico Monteiro da Silva
Assistente: Deborah Nery

29/06 – quarta-feira
Fase pós-arbitral: do cumprimento à anulação de sentenças arbitrais
Atividade: exposição guiada, oficina de exercícios relativos ao tema (orais apenas), compreendendo a distribuição de casos decididos pelos tribunais brasileiros (método de caso). Análise crítica da jurisprudência brasileira em matéria de anulação de sentenças arbitrais (exposição dialogada entre docentes e alunos).
Professor: Heitor Sica
Assistente: Gustavo Vaughn

AASP

Fundada há 79 anos, a AASP – Associação dos Advogados possui aproximadamente 80 mil associados em todo o território nacional, tendo por principal missão potencializar e facilitar o exercício da advocacia. Seus associados usufruem de cursos sobre os mais relevantes temas jurídicos, além de produtos e serviços de excelência como intimações on-line, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, avançado sistema de pesquisa de jurisprudência, modernos programas de gerenciamento de processos e do próprio escritório, emissão e renovação de certificado digital, entre outros.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )