Autor lança livro sobre a construção de personagens transexuais em novelas

Autor lança livro sobre a construção de personagens transexuais em novelas

Lalo Homrich, em seu segundo livro, entrevistou atores e diretores consagrados como Silvio de Abreu e Claudia Raia.

Entre os dias 23 a 27 de novembro, o jornalista, publicitário e roteirista da Rede Globo, Lalo Homrich, vai lançar pelo Instagram – @lalohomrich – o seu novo livro “Transexuais em telenovelas: a construção de personagens na Rede Globo”, publicado pela Editora Insular de Florianópolis/SC, sua terra natal. De segunda a sexta-feira, sempre às 20h, o autor entrevistará alguns profissionais da Globo, escutados no livro, e especialistas, para debater, publicamente, os processos internos de produção de novelas e a importância de pensar a transexualidade dentro da televisão brasileira.

No primeiro dia desta semana de lançamento, o autor vai conversar, ao vivo, com a autora de novelas Gloria Perez. Nos dias seguintes as entrevistas serão com a escritora Jaqueline Gomes de Jesus, Doutora em Psicologia e professora do IFRJ, o ator Luís Miranda, que interpretou a Dorothy em Geração Brasil, a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg e, por fim, na sexta-feira, com a atriz Carol Duarte, o Ivan de A Força do Querer. O livro é resultado da tese de doutorado do autor em Comunicação Social pela PUC-Rio, orientada pelo antropólogo José Carlos Rodrigues.

Lalo Nopes Homrich acaba de lançar seu novo livro, “Transexuais em telenovelas”.

O LIVRO:

O livro apresenta uma discussão aprofundada sobre os personagens transexuais em telenovelas da Rede Globo desde 1965 – sua inauguração – até o ano de 2017: Ramona, mulher trans, na novela As Filhas da Mãe de 2001, Dorothy, mulher trans, na novela Geração Brasil de 2014 e Ivan, homens trans, na novela A Força do Querer de 2017. Para compreender a construção desses personagens, foram escutados, a partir da utilização do método de entrevista em profundidade, 16 profissionais da emissora, entre atores, autores, diretores e gestores: Carlos Henrique Schroder, Gloria Perez, Rogério Gomes (Papinha), Carol Duarte, Silvio de Abreu, Jorge Fernando, Claudia Raia, Filipe Miguez, Izabel de Oliveira, Denise Saraceni, Luís Miranda, Monica Albuquerque, Edna Palatnik, Gabriela Máximo, Fábio Fabrício Fabretti e Gustavo Gontijo.

Para enriquecer a discussão, recorreu-se a referências bibliográficas sobre gênero, sobre a temática da transgeneridade contemporânea e pesquisas sobre a importância da televisão e das telenovelas nos debates sociais no Brasil. Por fim, o estudo expõe – também de forma inédita – reflexões sobre os rumos do assunto dentro da dramaturgia e os caminhos para que a discussão seja tratada, cada vez mais, com responsabilidade e relevância em telenovelas brasileiras.

Programação de lançamento:
– Dia 23/11 (segunda-feira) / 20h – Entrevista com a autora de novelas, Gloria Perez.
– Dia 24/11 (terça-feira) / 20h – Entrevista com a escritora e professora de psicologia do IFRJ, Jaqueline Gomes de Jesus.
– Dia 25/11 (quarta-feira) / 20h – Entrevista com o ator Luís Miranda, que interpretou a transexual Dorothy em Geração Brasil.
– Dia 26/11 (quinta-feira) / 20h – Entrevista com a antropóloga e escritora, Mirian Goldenberg.
– Dia 27/11 (sexta-feira) / 20h – Entrevista com a atriz Carol Duarte, que interpretou o transexual Ivan em A Força do Querer.

As entrevistas com convidados especiais, ao vivo e gravadas, estarão disponíveis no Instagram do autor – @lalohomrich – de segunda a sexta-feira, sempre às 20h.

O AUTOR:
Lalo Homrich é Doutor em Comunicação Social pela PUC-Rio (2020) e Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Especialista em Gestão Empresarial-MBA (2014) pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, onde também é graduado em Jornalismo (2011) e em Publicidade e Propaganda (2013). Atualmente é autor colaborador de telenovelas da Rede Globo, empresa em que já trabalhou como roteirista no programa Encontro com Fátima Bernardes, pesquisador de conteúdo no programa Caldeirão do Huck e editor de textos na Editoria Rio – Central Globo de Jornalismo. Em Florianópolis, foi editor de textos nas principais emissoras de televisão da cidade como NSC TV (Globo SC), NDTV (Record SC) e TVBV (Band SC).

O autor no lançamento do seu primeiro livro, “Edição no telejornalismo”, em 2018.

A TEMÁTICA
Além das entrevistas que revelam como foram construídos os personagens trans em telenovelas da Globo, o livro traz informações que fazem compreender a realidade dessa temática em nosso país.
Algumas estatísticas:
– O Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo, ocupando essa posição pelo 12° consecutivo em 2020.
– Entre outubro de 2019 a setembro de 2020, 152 pessoas trans foram assassinadas no Brasil.
– A cada 48 horas uma pessoa trans é morta em nosso país.
– 80% dos casos foram identificados como pessoas negras e pardas.
– A expectativa de vida da população trans é de cerca de 35 anos, metade da média da população brasileira.
– 82% dos transexuais não concluem seus estudos.
– 61% da comunidade LGBT+ esconde sua identidade de gênero ou sua sexualidade em seus empregos por medo.

COMO COMPRAR O LIVRO
O livro pode ser adquirido através do site da Editora Insular – https://insular.com.br/ – ou em contato diretamente o autor pela sua página no Instagram – @lalohomrich
Valor do exemplar: R$ 49,00 (+ frete).

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )