Balneário Piçarras alcança a marca de 645 castrações de cães e gatos em 2022
Setor de Bem-Estar Animal abriu inscrições para as vagas do mês de outubro
A alta procura por castrações de cães e gatos em Balneário Piçarras levou o setor de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Saúde, a antecipar as inscrições para os procedimentos do mês de outubro. As vagas das castrações de agosto, que vão ocorrer no próximo dia 12, e as do mês de setembro, já se encerram. De janeiro até julho, a Saúde realizou 645 cirurgias de castração em cães e gatos, procedimentos pagos com recursos próprios.
“É um número muito expressivo e mostra o comprometimento da população e da prefeitura com a causa animal. Ficamos muito felizes com a alta procura que tivemos agora, no começo de agosto, por isso antecipamos os cadastros para o mês de outubro”, explicou o coordenador do Programa de Bem-Estar Animal, Filipe Varela.
Balneário Piçarras é destaque regional ao disponibilizar o serviço de maneira completamente gratuita, em que o atendimento é realizado por profissionais com cumprimento a todas as exigências do Conselho Regional de Medicina Veterinária. A estrutura é contratada com o objetivo de atender todas as localidades do município e gerar cada vez maior qualidade de vida para os animais.
“O objetivo é diminuir o alto índice de animais em situação de rua, e, com isso, contribuímos para o controle de zoonose da cidade”, destaca a coordenação.
As próximas castrações serão realizadas no dia 12 de agosto, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na Rua Vereador Altair de Souza. O serviço é prestado por empresa terceirizada, em uma estrutura móvel, com o trabalho de veterinários e auxiliares.
O cadastro é realizado na Secretaria de Saúde e o responsável pelo animal deve apresentar cópia do RG/CPF e cópia do comprovante de residência em Balneário Piçarras. Após isso, o nome do tutor é adicionado à lista de castração. A secretaria fica na Avenida Getúlio Vargas, 525, Bairro Santo Antônio.
O cuidado pré-operatório do animal é o jejum de, no mínimo, 12 horas de água e alimentação. É necessário levar cobertor ou manta para manter a temperatura do animal no pós-operatório. Para dúvidas, a população deve entrar em contato com o departamento de Bem-Estar Animal, pelo telefone (47) 3347-2027.