“BC + Segura ” Dr. Davi Queiroz – Secretário Segurança

“BC + Segura ” Dr. Davi Queiroz – Secretário Segurança

Secretário Segurança do município de Balneário Camboriú, Dr. David Queiroz, conversou esta semana com a Folha do Litoral.

Assumiu a pasta em março deste ano, delegado de polícia em Santa Catarina desde 2009, ficou 2017 e 2018 como delegado Regional de BC da 29ª Região, que engloba – Canelinha, Tijucas, Porto Belo, Bombinhas, Itapema, Camboriú e Balneário Camboriú.

Como foi esta decisão de assumir a Secretaria de Segurança? O prefeito Fabrício reconheceu o trabalho que foi feito frente à regional, tivemos a sorte e a competência da  equipe em mudar  para o prédio da 4ª avenida; diante a essa ação e inúmeras outras o prefeito me fez o convite e como um desafio pessoal pensando na cidade eu decidi aceitar. Fui cedido do Estado para o Município e assim que minha missão for concluída, volto para a delegacia que é meu lugar de origem.

Falando um pouco sobre segurança e equipamentos de apoio, quantas câmeras OCRs estão instaladas no município de BC?  Temos 10 totens e agora com 14 semáforos com avanço de sinal, fizemos a licitação para mais 34 pontos de radar com OCR, estamos nesse mês lançando 67 câmeras em parceria com a Polícia Militar, a maioria delas com reconhecimento facial e estamos com projeto que provavelmente até o final do ano de licitar mais 250 câmeras com OCR e reconhecimento facial.

A segurança de BC é mais eficaz devido o uso de tecnologia, com o monitoramento reduziu a criminalidade?   Há uma sensação de segurança muito maior. Os totens, por exemplo, são motivo de orgulho para a cidade, trabalhando como uma forma de prevenção. Sabemos hoje que a tecnologia é o caminho para a segurança pública, por tanto, o prefeito Fabrício tem investido bastante; estamos em 4º lugar segundo as pesquisas de “cidade mais segura do Brasil” e em breve estaremos subindo este ranking devido ao uso da tecnologia.

Com o trabalho de parcerias da Secretaria de Segurança, Polícia Militar, IGP, Conseg e o uso de tecnologia, podemos dizer que somos uma cidade segura?

Sem duvida alguma, a integração é o caminho fundamental para ser a cidade mais segura do Brasil. Conseguimos isso através de um convênio de acordo de cooperação técnica entre o Município e Estado que uniu as forças de segurança, – Guarda Municipal, Agente de Trânsito, Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Geral de Perícia (IGP), e a comunidade por meio do Conseg, no planejamento da segurança pública da cidade. Fazemos reuniões mensais e por meio de um colegiado pensamos nas estratégias de segurança, gerando um resultado positivo; os números tem mostrado que tivemos  uma redução significativa em quase 40% nos índices de furto/roubo comparados ao ano passado, resultado dessa união. Inúmeras operações integradas estão sendo realizadas, além da possibilidade de ter um numero maior de homens nas ruas, devido ao trabalho integrado.

Metas e projetos para sua gestão?  O prefeito Fabrício valoriza muito o policial, não é por acaso que temos o maior efetivo do Estado, somando Guardas Municipais e Agentes de Trânsito.  Por tanto, no dia 29 de novembro teremos a formatura de mais 35 novos Guardas que estão em formação na Academia da Polícia Civil em Florianópolis; curso esse que tem 800 horas, capacitando esses policiais para que possam atuar nas ruas com excelência, há uma valorização do homem além da tecnologia e com isso podemos progredir por meio da policia comunitária.  Buscamos cada vez mais a aproximação da população com os policias e guardas, afim que haja credibilidade, confiança, respeito sempre enfatizando que a cortesia não compromete a valentia. Atuamos de forma enérgica quando se faz necessário, mas sempre com muito respeito ao cidadão.

Para finalizar, gostaria de agradecer a confiança da população e dizer que a Secretaria de Segurança Pública está de portas abertas, e aos visitantes sejam muito bem vindos, porque certamente temos uma cidade segura.

*OCR é um acrónimo para o inglês Optical Character Recognition, é uma tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits sejam eles escaneados, escritos a mão, datilografados ou impressos. Dessa forma, através do OCR é possível obter um arquivo de texto editável por um computador.

Por: Lierge Coradini

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )