Bloquinhos, lives e mais! Como aproveitar o Carnaval em casa durante a pandemia

Bloquinhos, lives e mais! Como aproveitar o Carnaval em casa durante a pandemia

2021 mal começou e já traz uma decepção para o brasileiro: a ausência do tão amado (e tudo bem, justiça seja feita, odiado por muitos também) Carnaval. Por conta da pandemia, não haverá escola de samba desfilando no Anhembi ou na Sapucaí. Não haverá bloquinho, nem beijos em desconhecidos, tampouco aquele trio elétrico cercado de multidões alegres. No entanto, para não falar que não vai ter Carnaval, mutios artistas decidiram recorrer à tecnologia para fazer lives, e a televisão traz algumas programações especiais. Com isso em mente, trazemos algumas dicas para você comprar sua cervejinha gelada e curtir a folia de casa mesmo.

Sexta-feira (12/02)

e-Carnaval SulAmérica, com Preta Gil e convidados

A folia já começa nesta sexta-feira. Às 18h, acontece o e-Carnaval SulAmérica. Diretamente do Morro da Urca, Bondinho Pão de Açúcar, Preta Gil vai fazer um show ao vivo com direito a plateia virtual e participações especiais de outros artistas, que também farão apresentações: Péricles participa de São Paulo; Jota Quest, de Belo Horizonte; e Bell Marques, de Salvador. O e-Carnaval SulAmérica tem criação e produção da Musickeria e será transmitido pelo canal da SulAmérica no YouTube, pelos canais Like e 500 da Claro TV, pela rádio Mix e Rádio SulAmérica Paradiso FM e pela nova plataforma streaming SulAmérica Paradiso, que é acessada via aplicativo ou site.

Bloco Céu Na Terra

A partir das 19h, o bloco carioca Céu na Terra vai fazer um baile de Carnaval ao vivo em seu canal no YouTube e em suas redes sociais. Desde o último dia 6, o bloco já vinha realizando transmissões de outros bailes, que inclusive também estão disponíveis no canal.

Bloco Amigos da Onça

Outro bloco de carnaval que investe na folia virtual é o Amigos da Onça, com uma live nesta sexta-feira, às 21h, no canal do YouTube do Teatro Riachuelo Rio. A entrada é gratuita, mas com contribuição voluntária do público.

Sábado (13/02)

Oficinas dos Blocos da Sebastiana

A Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro do Rio de Janeiro) lançou no dia 10 de fevereiro as playlists “Carnaval em Casa“, em parceria com a Amazon. A associação promove também oficinas virtuais no sábado de carnaval, 13 de fevereiro, a partir das 11h, pelo canal da Casabloco, no Youtube: Adereços Carnavalescos, com o Suvaco do Cristo; Instrumentos Musicais com Materiais Reciclados, com o Simpatia é Quase Amor; e Curto Circuito, brincadeiras infantis e circenses com o Gigantes da Lira.

Viva La Pachanga Dendicasa!

O projeto “Viva la Pachanga”, voltado a retratar a cultura e musicalidade afro-latinas, permeando o resultado de várias fusões culturais entre índios, africanos e europeus pela América Latina, é conhecido por trazer uma diversidade de segmentos musicais como salsa, cumbia, rumba, lambada, carimbó e reggaeton. E neste sábado, a partir das 16h30, acontece a live “Viva La Pachanga edição Dendicasa!”, em parceria com o Porto Dragão. Na ocasião, os DJs Priscilla Delgado e Canuto Lion comandam a edição com a presença dos bailarinos Izabel Sousa e Diógenes Almeida. A transmissão ocorrerá no canal do Porto Dragão no YouTube.

O Trio: Ivete, Claudia e Você

E o que seria do Carnaval sem Ivete Sangalo e sem Claudia Leitte? Felizmente, a partir das 17h30 deste sábado, as duas protagonizam uma live transmitida pelo canal de TV por assinatura Multishow. O repertório da live está sendo pensado para preservar a memória do Carnaval e também para trazer os grandes hits das carreiras das baianas. Além da televisão, o show também será transmitido nos próprios canais do YouTube da Ivete e da Claudia.

Live da Maria Bethânia

E que tal uma live da Maria Bethânia? Neste sábado, a cantora vai fazer a sua primeira live, direto da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, sem plateia ou convidados. O repertório do show, que marca os 56 anos de carreira da Bethânia, vai contar com as músicas mais famosas da cantora, além de sambas de roda e canções inéditas que acompanham seu próximo álbum. A apresentação será transmitida pela plataforma de streaming Globoplay. Bethânia subirá ao palco a partir das 22h e o sinal será aberto para não assinantes.

Domingo (14/02)

Cordão do Boitatá

No domingo de Carnaval, a partir das 15h, estaremos no ar com o tradicional Baile Multicultural do Cordão do Boitatá, o bloco celebra 25 anos, com direito a convidados como Alcinea Martins, uma das fundadoras do Bloco afro Agbara Dudu. O baile será transmitido pelo Youtube do Teatro Riachuelo a partir das 15h. A entrada é gratuita, mas com contribuição voluntária do público.

Meu Carnaval: live do Bell Marques

O cantor e compositor baiano Bell Marques está não só no e-Carnaval Sulamérica, como também vai trazer a própria transmissão: “Meu Carnaval”. O ex-Chiclete com Banana se apresentará neste domingo, 14, a partir das 16 horas, horário em que Bell tradicionalmente puxa o trajeto do Farol da Barra a Ondina à frente do Bloco Camaleão. A live ocorrerá no canal de Bell Marques no YouTube. Na ocasião, o cantor também apresentará uma nova música.

Segunda (15/02)

Bloco Aparelhinho

“Fuleiragem desvairada, acabação descomedida, nostalgia e alegria com sucessos atemporais em versões eletro-topzeira”. Essa é a promessa do Bloco Aparelhinho (um bloco carnavalesco bem famoso de Brasília) a para sua live que acontece na segunda, das 16h às 00h. O acesso é gratuito, pelo Zoom, e as informações podem ser acompanhadas por meio do site da Radio Cafuné.

Cariri Olindense

Na próxima segunda-feira, a Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense completa 100 anos de história, e para comemorar, acontece uma live às 20h no canal do YouTube, com a participação especial do Maestro Spok e sua Orquestra e mais duas convidadas: Surama Ramos e Larissa Lisboa.

Terça (16/02)

#NaConcentração

Na terça-feira de Carnaval começa #NaConcentração, especial produzido pela Trace Brasil com apoio do Twitter, que revisita alguns dos mais simbólicos desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, como “Gosto Que Me Enrosco”, apresentado pela Portela, em 1995. Com apresentação de Pretinho da Serrinha, músico famoso por seus arranjos e percussões no cavaquinho, #NaConcentração recebe a porta-bandeira da Portela, Lucinha Nobre, a cineasta Sabrina Fidalgo e o cenógrafo Milton Cunha, que comentam os desfiles de forma afetiva e descontraída, desde as fantasias até os enredos que marcaram época.

O canal traz ainda uma playlist especial com músicas carnavalescas, no Focus Carnaval, e show do Art Popular, Artpopuloucos. A programação do Trace Brazuca está disponível na Claro TV – 624, Vivo TV – 630, Guigo TV – 74 e BluTV – 521.

Bloco Agytoê

Na terça às 21h acontece uma transmissão ao vivo do Bloco Agytoê, no canal do Youtube do Teatro Riachuelo. A entrada é gratuita, mas com contribuição voluntária do público.

Todos os dias

Programação de Carnaval do Music Box Brasil

Além das lives, outra alternativa para curtir o Carnaval de casa é a televisão. E um dos canais que tem isso em mente neste fim de semana é o Music Box Brasil, que preparou toda uma programação com direito a shows, clipes e convidados especiais comandando a festa, que vai desde o rock até o samba. O especial começa nesta sexta (12) das 20h30min à 00h, mas também acontece no sábado (13), domingo (14), segunda (15) e terça (16), nesse mesmo horário.

Nesta sexta, o Digão, vocalista e guitarrista da banda Raimundos, conta histórias da gravação do show “Roda Viva”, que completa 10 anos em 2021. E no sábado, Leandro Lehart (Art Popular) presta uma homenagem ao mestre Ubirany, membro do Fundo de Quintal que morreu por conta da COVID-19 no ano passado.

CarnaVIOla

O MM Gerdau irá realizar o primeiro CarnaVIOla digital. De sexta a terça, sempre às 15h no canal do YouTube, o violeiro Chico Lobo estará à frente do CarnaVIOla e convida os violeiros Wilson Dias, Bilora, Renato Caetano, Quincas da Viola, além da cantora Déa Trancoso, com apresentação do contador de causos e poeta Tadeu Martins, para uma grande festa sem sair de casa. Nessa edição on-line do CarnaVIOla, Chico Lobo será acompanhado também por banda com Leo Pires (bateria), Ricardo Gomes (baixo e vocal) e Sérgio Saraiva (acordeom e vocal).

O CarnaVIOla é um carnaval em ritmo de viola caipira, com a primeira edição tendo acontecido em 2006. No repertório desfilam ritmos da viola caipira, como: calangos, lundus, folias, congados, maracatus, cirandas, batuques, catiras, modas, cocos, cateretês, arrasta-pés, bois e emboladas.

Festival Tô me Guardando

Para quem é da capital paulista, a prefeitura decidiu lançar o Festival Tô me Guardando, que consiste em um compilado de atividades, vivências e apresentações de blocos de ruas e figuras do Carnaval paulistano através de transmissões feitas na internet entre os dias 12 e 28.

Na noite de sexta-feira, dia 12, o Bloco Afro Ilú Obá De Min abre as festividades no mesmo trajeto que o cortejo toma todos os anos. Da Avenida São Luís à Praça Ramos de Azevedo, serão projetados vídeos com imagens de desfiles passados e um telão de LED, acoplado a um carro de som, até o Largo do Paissandu. Ainda na sexta-feira, às 20h, o Bloco Pilantragi abre as apresentações virtuais, com set do DJ Rodrigo Fernandes Bento e até oficinas online. As informações da apresentação, que vai acontecer no Zoom, podem ser vistas nas redes sociais do bloco.

O famoso bloco paulistano Minhoqueens traz lives no sábado às 16h com Alexia Twister e às 20h com Kaya Conky. Já no dia 21, as drag queens Mama Darling, Mackaylla Maria e Paolla Cadillac vão fazer performances em janelas de apartamentos diferentes na região central de São Paulo, performando e dublando músicas pop. As intervenções serão registradas em vídeo e, posteriormente, o material editado será publicado nas redes do Minhoqueens e nos canais da Secretaria de Cultura.

No dia 28, a Charanga leva sua tradicional alegria carnavalesca para dentro da casa dos foliões com uma apresentação musical especial transmitida no dia 28 de fevereiro, além de relembrar carnavais passados com banners espalhados pelo trajeto do bloco, dois episódios do podcast “Sabe Som” com histórias do Carnaval de São Paulo e uma obra criada exclusivamente para um muro no bairro de Santa Cecilia.

TV Mangueira

A Estação Primeira de Mangueira fará lives em seu canal do YouTube, TV Mangueira, para comemorar o feriado. Às 15h de domingo à terça-feira de carnaval, a escola de samba transmitirá seus sambas enredos mais conhecidos e amados pelo público.

Bloco Casa Comigo

O Bloco Casa Comigo, um dos mais tradicionais do Carnaval de rua de São Paulo, está lançando uma websérie chamada De Onde Vem?, que mostra de forma bem humorada como três amigos apaixonados por Carnaval estão lidando com a quarentena – cada um à sua maneira – e como vão passar a data neste ano. No elenco estão Marco Gonçalves (Lady Night), Priscilla Castello Branco (Salve-se Quem Puder; Deus Salve o Rei), Thiago Albanese (Pandêmicos) e Sarah Roston (cantora das trilhas de Vis a Vis). Os episódios vão ficar disponíveis ao longo do feriado no IGTV do bloco.

Bloco da Pracinha

E tem conteúdo para os pequenos também! O Bloco da Pracinha on-line está dividido em dois programas, com 10 minutos de duração cada, tendo como público alvo crianças até 10 anos que curtem carnaval, com seus pais. Os episódios serão disponibilizados no canal do YouTube Barbara Lau Música e Educação.

Por: Nathan Vieira

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )