Camelódromo de BC faz decoração de páscoa com 1,5 mil garrafas Pets

Camelódromo de BC faz decoração de páscoa com 1,5 mil garrafas Pets

SUSTENTABILIDADE

Camelódromo faz decoração de páscoa com 1,5 mil garrafas Pets

Projeto objetiva sensibilizar clientes para o reuso de materiais recicláveis

 

Desde sexta-feira, 31, a praça de alimentação do Camelódromo Balneário Camboriú passou a ter um colorido especial. Quem passeia pelo local encontra uma decoração de Páscoa com apelo de cidadania e sustentabilidade. Um coelho e ovo de mais de dois metros de altura, cesta da coelha, cenouras e ovinhos confeccionados com mais de 1,5 mil garrafas pets formam um espaço mágico para a criançada. A iniciativa de estimular o reuso dos materiais recicláveis, por meio das peças decorativas, envolveu os cerca de 230 lojistas e os funcionários do camelódromo e tem como objetivo sensibilizar crianças e adultos para a importância da reciclagem e do trabalho coletivo.

O projeto idealizado pela gestão do condomínio começou com a sensibilização dos lojistas para juntar garrafas pets utilizadas em casa. Outras centenas que foram utilizadas no trabalho foram recolhidas no camelódromo. Em uma semana, mais de 1,5 mil foram coletadas e começaram a ser recortadas para o preparo das peças. Zeladores dividiram suas jornadas entre a manutenção do complexo comercial e o artesanato para chamar atenção para importância das ações de sustentabilidade.

A inspiração para o trabalho veio por meio de pesquisa em decorações produzidas em Gramado, em Brusque e em cidades do Paraná, onde ações semelhantes foram produzidas com material reciclável e ganharam a população. Os funcionários receberam um curso de uma artesã de Brusque, que já coordenou projeto semelhante naquele município e com a ajuda da internet deixaram a criatividade aflorar. O trabalho foi dividido em etapas. Garrafas foram separadas por categorias, recortadas e algumas partes ganharam novos formatos com utilização de água quente. Tudo aproveitado. “Com as técnicas que aprendi para essa decoração, posso inventar outras peças e criar uma renda extra”, disse a zeladora Virginia Cáceres.

A ideia de fazer a decoração de Páscoa com material reciclável busca fortalecer as ações de sustentabilidade promovidas pelo Camelódromo. Desde o início do ano, o condomínio adquiriu uma prensa e todo o papelão e plástico descartado pelos lojistas e visitantes e prensado e destinado para galpões de reciclagem. “O projeto é educativo, integra todos do complexo, é um fomento a sustentabilidade demonstra como podemos direcionar material reciclável para utilização diversas e reuso. Além disso, proporcionamos aos nossos colaboradores um curso que pode gerar uma nova fonte de renda para eles”, explicou Nelson Oliveira, síndico gestor do Camelódromo Balneário Camboriú. Ele destacou que as decorações utilizando material reciclável não vão parar por aí. Após a páscoa, os zeladores começarão a juntar garrafas para uma grande árvore de natal de seis metros de altura.

Além da destinação correta do papelão e do plástico coletado no camelódromo, o condomínio possui um sistema de captação da água da chuva de 35 mil litros, que garante água suficiente para a lavação dos banheiros e dos corredores, sem precisar utilizar água potável. A energia utilizada nas lâmpadas das áreas comuns ao condomínio também são fruto de captação de energia solar, por meio da placas fotovoltaicas.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )