Cinco projetos da deputada Luciane Carminatti para defesa das mulheres estão em tramitação na Alesc
No cenário político de Santa Catarina, a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) se destaca como uma das vozes mais atuantes na defesa dos direitos das mulheres. Além das leis já aprovadas, a parlamentar está com cinco projetos em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que tratam desde igualdade salarial até ações para combater a violência doméstica.
“Estamos lutando por um mundo mais justo para mulheres e meninas, com respeito e dignidade. Queremos que a violência e a desigualdade fiquem para trás, que sejam apenas um triste indicador que ficou no passado. Já avançamos muito, mas precisamos enfrentar muitas batalhas para que o mundo veja as mulheres com igualdade”, explica Luciane.
Os projetos criados pela deputada, alguns com apoio da Bancada Femina na Assembleia, tratam também da autonomia econômica das mulheres e na reeducação dos homens.
Confiram aqui os PLs em destaque:
PL nº 178/2020: obriga os condomínios a comunicarem aos órgãos de segurança pública a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.
PL nº 014/2022 (Bancada Feminina): estabelece princípios e diretrizes para a criação de programas reflexivos e de responsabilização para autores de violência doméstica e familiar contra a mulher.
PL nº 057/2023: focado na igualdade salarial, este projeto exige que empresas contratadas pelo Poder Público Estadual garantam a igualdade de remuneração entre homens e mulheres. Este esforço legislativo alinha-se às diretrizes nacionais e internacionais para a eliminação das disparidades de gênero no ambiente de trabalho.
PL nº 101/2023: propõe a criação do Programa Estadual Quintais Produtivos Agroecológicos em Santa Catarina, incentivando práticas sustentáveis e a produção agroecológica. O projeto beneficia de maneira significativa as mulheres do campo, promovendo a autonomia e o empoderamento feminino no setor agrícola.
PL nº 517/2023: busca acrescentar no Calendário Oficial do Estado o Dia Estadual das Mulheres na Ciência, reconhecendo e valorizando a contribuição feminina no campo científico. Esta iniciativa visa estimular a igualdade de gênero na ciência, promovendo a participação mais ampla das mulheres nessa área.
Projetos já aprovados
Diferentes projetos da deputada Luciane Carminatti (PT) já passaram pela Alesc e hoje são leis estaduais. Vão desde garantia de segurança para as mulheres até o destaque na educação pública, a história de catarinenses que se destacaram.
- Embarque seguro de mulheres no transporte público intermunicipal após às 22h, permitindo o desembarque fora dos pontos de ônibus,
- Facilitação de denúncia de violência doméstica em farmácias e drogarias;
- Inclusão do ensino sobre a história de mulheres catarinenses na educação básica;
- Obrigatoriedade de fixação de cartazes em repartições públicas com alerta sobre o crime de importunação sexual;
- Criação do Programa Maria da Penha Vai à Escola, em coautoria com o deputado Rodrigo Minotto.
Educação para as mulheres
Além da atuação parlamentar, Luciane Carminatti tem atuado na formação de mulheres. Lançou a Escola de Mulheres com cursos de formação política e de direitos. Agora, neste mês, vai ampliar o acesso dos conteúdos com o lançamento de um novo site. O objetivo é justamente consciente, mulheres e homens pela urgência de direitos e igualdade.