Coleta Seletiva de Balneário Piçarras recolhe 20 toneladas de recicláveis por mês

O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) atua para transformar o município em referência sustentável por meio do projeto Recicla Aí. Entre as principais metas do projeto, implantado com recursos de convênio com o Governo Federal, constam o aprimoramento do serviço de coleta de resíduos, com a segregação em três frações: recicláveis secos, orgânicos e rejeitos.

Balneário Piçarras caminha para se tornar a primeira cidade Lixo Zero da região Norte de Santa Catarina por meio do projeto Recicla Aí, que irá implantar um modelo inovador de gestão de resíduos sólidos com baixo custo operacional e ampla eficácia. A ação incentiva a participação ativa dos habitantes para o desenvolvimento sustentável do município.

A Secretaria de Obras do município recolhe, em média, 20 toneladas de resíduos recicláveis por mês. A coleta ocorre por meio do recolhimento porta-a-porta e da distribuição dos resíduos realizada pelos moradores nos Ecopontos, espalhados pelo município. O caminhão da Coleta Seletiva atua de segunda a sexta-feira em todo o município para recolher os resíduos recicláveis da população, que recebem a destinação adequada em uma cooperativa de reciclagem.

 “Nosso município é destaque da região em gestão de resíduos sólidos e estamos elaborando um projeto para instalação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos para destinação de lâmpadas, pilhas e baterias, aparelhos eletrônicos, resíduos volumosos, como sofás e armários, e materiais de construção civil provenientes de reformas residenciais”, reitera a presidente do IMP, Rosemari Bona.

RECICLA AÍ

O projeto Recicla Aí foi considerado o melhor do Brasil no edital de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) no ano de 2019. Com isso, a prefeitura possui R$ 2.742.500,00 de recurso federal disponíveis em licitação para aplicar nas metas aprovadas pelo Ministério do Meio Ambiente. Esse investimento será realizado em duas metas principais: Meta 1 – Realização de coleta seletiva de resíduos recicláveis (secos), orgânicos e rejeitos e Meta 2 – Instalação de unidade de compostagem de resíduos orgânicos

Confira esclarecimentos sobre o funcionamento da Coleta Seletiva em Balneário Piçarras:

COMO POSSO PARTICIPAR DA COLETA SELETIVA?

Verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis em saco de lixo identificado na noite anterior. Você também pode levar seu resíduo reciclável, óleo de cozinha usado ou roupas para doação nos Ecopontos distribuídos pelo município.

PRECISO COMPRAR SACO DE LIXO AZUL PARA PARTICIPAR DA COLETA SELETIVA?

A separação do resíduo reciclável em saco de lixo azul não é obrigatória, mas facilita a identificação pelos coletores. Você pode apenas identificar o saco de lixo ou a lixeira para que o coletor saiba qual resíduo deve ser levado pela Coleta Seletiva. Esta medida gera economia de tempo para cumprir o itinerário adequadamente e evitar que seu reciclável seja confundido com rejeitos.

QUAIS MATERIAIS DEVO DESTINAR PARA A COLETA SELETIVA?

Devem ser destinados para a Coleta Seletiva todos os materiais que podem ser reciclados, tais como: papelão, latinhas de alumínio, metais, papéis, plásticos e vidros.

O QUE NÃO DEVO COLOCAR NO SACO DE LIXO RECICLÁVEL?

Não devem ser destinados para a Coleta Seletiva materiais como papel higiênico, fraldas, papéis engordurados, restos de comida, frutas e verduras. Os materiais que fazem parte da logística reversa também não são recolhidos pela Coleta Seletiva, como pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos e lâmpadas.

A MESMA EQUIPE RECOLHE O LIXO COMUM E O RECICLÁVEL?

Os recicláveis são coletados pelo caminhão da Coleta Seletiva por uma equipe da Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras e o lixo comum é coletado pela empresa Recicle. As coletas são realizadas em dias e horários distintos.

QUAL É A FINALIDADE DOS ECOPONTOS?

Os Ecopontos são locais disponíveis 24h para entrega voluntária de resíduos recicláveis, óleo de cozinha usado e, em alguns pontos, doação de roupas. Os Ecopontos foram desenvolvidos para as pessoas que, por algum motivo, não conseguiram destinar seu resíduo para a Coleta Seletiva ou não querem armazená-lo até a próxima semana. Tem ainda a função de receber o óleo de cozinha, que deve ser armazenado em garrafas plásticas, a fim de evitar os riscos que os frascos de vidro oferecem.

QUAL MATERIAL NÃO DEVO DESTINAR AO ECOPONTO?

Os Ecopontos não recebem eletrônicos (TVs, computadores, micro-ondas…), lâmpadas, baterias, pilhas e resíduos volumosos (camas, sofás, armários…). Além disso, não é recomendado deixar resíduo reciclável fora do Ecoponto para evitar o prejuízo para a limpeza do local e transtornos à vizinhança.

O QUE É FEITO COM OS RESÍDUOS RECICLÁVEIS RECOLHIDOS?

Os resíduos recicláveis são destinados para a cooperativa de reciclagem da região e geram renda para as famílias dos cooperados.

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

(047) 3347-4747 | Ramal 4703

Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras

www.picarras.sc.gov.br

[email protected]

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )