Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes movimenta mais de 1,4 milhão de toneladas em julho

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes movimenta mais de 1,4 milhão de toneladas em julho

No segmento de cargas contêinerizadas nos recintos APMT e Cais Público, durante o mês de julho, somaram a quantidade de 32.933 TEU’s (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) com 355.092 toneladas, somando a movimentação anual para 208.998 TEU’s com 2.341.979 toneladas.

Na movimentação de contêineres cheios de exportação, a APM Terminals e Cais Público constou 10.955 TEU’s. Com relação à importação, este número foi de 14.190 TEU’s. Ao longo do mês de julho, a soma total de exportação e importação foi de 25.145 TEU’s.

“A movimentação de julho no complexo portuário, manteve-se sólida e certamente teremos números expressivos nas movimentações nos próximos meses. Mensalmente as operações na movimentação de cargas, vem sendo aprimorada e agilizada, com a intenção de buscar melhorias e desenvolvimento para todos os setores. A Autoridade Portuária de Itajaí, está cumprindo rigorosamente com as suas obrigações principalmente no quesito de assegurar as condições do acesso aquaviário, e em manter as atividades portuárias em condições excelentes de funcionamento”, enfatiza Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes alcançou durante o mês de julho uma movimentação de 1.531.491 toneladas em 83 escalas, totalizando a movimentação do semestre para 561 escalas com 9.867.474 toneladas.

Com base no segmento de cargas contêinerizadas no complexo durante o mês de julho, foram movimentados 130.285 TEU’s. No segmento de contêineres cheios, o complexo obteve uma movimentação de 101.515 TEU’s.

Entre os meses de janeiro a julho, os números que representam a quantidade de TEU’s no Complexo Portuário também foram significativos em comparação ao mesmo período de 2021 registrando no semestre 465.951 TEU’s.

Na movimentação de contêineres cheios de exportação, o Complexo Portuário constou 53.228 TEU’s e, em relação à importação, este número foi de 48.287 TEU’s. Ao longo do mês de julho, a soma total de exportação e importação apresentou 101.515 TEU’s e 860.141 TEU’ de movimentação de contêineres em TEU’s no semestre.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, ressalta o constante desenvolvimento do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, e associa a movimentação de toneladas com um provável crescimento para o decorrer do semestre: “Há algum tempo, o Porto de Itajaí destaca-se com uma gestão municipalizada e eficiente, sendo motivo de orgulho e satisfação, não apenas para nós itajaienses, mas também em todo o território nacional. Não podemos deixar de enfatizar, o crescimento constante que é registrado nos segmentos da movimentação de toneladas, e na movimentação de cargas. Os registros mensais, apontam para um provável semestre com números positivos, e certamente grande parte desta conquista, é oriunda de um trabalho executado em equipe, com responsabilidade e comprometimento de todos os setores”, afirmou Volnei Morastoni.

Nos demais TUPs, a PORTONAVE (Terminal Portuário de Navegantes), registrou durante o mês de julho 51 atracações com a movimentação de 97.781 TEU´s e 1.055.820 toneladas. As movimentações no terminal da BRASKARNE no período correspondente a julho apontaram 2 escalas com 2.672 em tonelagem. O TEPORTI registrou 5 escalas com 21.500 toneladas, e o terminal BARRA DO RIO evidenciou 2 escalas com 5.586 toneladas.

“Devido o aprimoramento da condição do acesso aquaviário, através da nova bacia de evolução, conseguimos receber navios maiores e consequentemente, permanecer competitivos no mercado marítimo. A tendência, é que o Complexo Portuário permaneça inovando, possivelmente isso contribuirá para a crescente demanda na movimentação de cargas. Todos os relatórios estatísticos registrados mensalmente, retratam o esforço da Autoridade Portuária, em promover o desenvolvimento do terminal com uma gestão Pública e Municipal que continua trazendo resultados significativos, e contínuos,” conclui Fábio da Veiga.

A nova bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí, responsável por devolver a competitividade e resgatar o desenvolvimento econômico da região, está localizada na área denominada de Baía Afonso Wippel, e permitiu que o comprimento máximo de navios que aportam no Complexo Portuário saltasse de 306 metros para 350 metros, o primeiro giro no local ocorreu em janeiro de 2020, e, ainda este mês, alcançara a marca de 1000 manobras concretizadas.

Em julho, 38 manobras foram registradas na Bacia 01, e 37 na Bacia 02.

Ainda em julho, o Porto de Itajaí, em sua área pública, recebeu a 5ª atracação do navio Roll on Roll Off, através do navio “FLORIDA HIGHWAY”, trazendo a bordo 697 veículos da montadora alemã, modelos BMW. A embarcação executa o sistema Roll On Roll Off, que consiste na retirada dos veículos de dentro do navio por meio de uma rampa elevatória.

No segmento de cargas com celulose, o Porto de Itajaí em sua área pública, recebeu a 4º atracação anual com este tipo de carga, realizado com o navio GREAT ZHOU, com bandeira do Panamá, medindo 199,99 metros de comprimento por 36 de largura (boca).

Ainda no período de julho deste ano, o Porto de Itajaí realizou um curso de fiscalização de manipulação e transporte de cargas perigosas, com o objetivo de assegurar aos trabalhadores portuários a competência de agir em situação de emergência, seguindo normas estabelecidas pela NR-29 (Norma Regulamentadora).

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )