Diretos Humanos acata PL sobre tratamento igualitário na doação de sangue

Diretos Humanos acata PL sobre tratamento igualitário na doação de sangue

Foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Direitos Humanos e Família,  na manhã desta quarta-feira (22), o  projeto de lei 215/2020, de autoria da deputada Paulinha (Podemos), que dispõe sobre procedimentos para doação de sangue no Estado de Santa Catarina.

O colegiado seguiu o parecer favorável do relator da matéria, deputado Fabiano da Luz (PT).

Em sua análise, o parlamentar avaliou que essa iniciativa pretende “assegurar tratamento igualitário na doação de sangue”, sem discriminação a um grupo de pessoas devido a sua orientação sexual ou etnia, por exemplo”. 

O relator apresentou uma emenda substitutiva global ao projeto de lei, que desse modo, retorna para análise dos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser encaminhada para a votação em Plenário.

Da esquerda para a direita: deputados Fabiano da Luz, Oscar Gutz (PL) e Sérgio Motta (Republicanos).

A matéria
O PL 215 proíbe que seja dificultada a doação de sangue exclusivamente em função da orientação sexual dos indivíduos.

Em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria de votos, considerou inconstitucionais dispositivos de normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que excluíam do rol de habilitados para doação de sangue os “homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes nos 12 meses antecedentes”. A decisão julgou essas normas discriminatórias.

Audiência pública
Ainda foi aprovado pelo colegiado a realização de uma audiência pública para discutir a importância da implementação de espaços infantis noturnos no estado de Santa Catarina.

A iniciativa foi da ex-deputada Vanessa da Rosa (PT). A audiência pública deverá acontecer em Joinville ainda este ano de 2023, com data a ser definida posteriormente pela Comissão.

Valquíria Guimarães
AGÊNCIA AL

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )