Doenças cardiovasculares podem ser prevenidas com acompanhamento próximo do médico da família

Doenças cardiovasculares podem ser prevenidas com acompanhamento próximo do médico da família

As doenças cardiovasculares seguem como um problema que leva a óbito milhares de pessoas todos os anos no Brasil. E, com a pandemia da Covid-19, os números seguem crescendo: de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) houve um aumento de 7% nos óbitos nos seis primeiros meses de 2021, em comparação com 2020. No total, foram mais de 150 mil mortes.

 

Neste contexto, o Setembro Vermelho é uma data que reforça a importância do cuidado preventivo para evitar as doenças cardiovasculares. O Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) tem no médico da família um importante aliado para isso: trata-se de um profissional que reduz o risco de patologias ao atuar sobre os fatores de risco de forma precoce. 

 

O GNDI desenvolveu planos como o Connect – disponível no Paraná e em Santa Catarina – de forma a ter à disposição do beneficiário uma equipe de cuidado dedicado: um time multidisciplinar que conheça a fundo a rotina, necessidades e diagnósticos do paciente. Assim, é possível ter conhecimento de um problema logo no seu surgimento, reduzindo drasticamente o risco de morte ou agravamento de uma doença. 

“O médico da família é um especialista no indivíduo como um todo”, aponta Celso Boaventura Jr, diretor médico do Cuidado Coordenado do GNDI. “Assim, está plenamente capacitado a atuar com o paciente portador de alguma doença cardiovascular quanto com um indivíduo saudável. Esse acompanhamento da equipe de cuidado permite, também, identificar a raiz de um problema do tipo a partir de uma análise de sua rotina, histórico e hábitos”. 

 

Check-ups cardíacos são determinados pelo médico da família 

Cabe ao próprio médico de família no GNDI fazer o acompanhamento de cada indivíduo. Ele é quem determina o rastreamento de todos os potenciais riscos de patologias cardiovasculares.  

“Todo paciente sob coordenação de seu cuidado será avaliado e conhecido pelo seu médico de família, e isso se mostra muito mais abrangente e efetivo que o tradicional check-up”, pondera Boaventura Jr. 

“Empoderamento do paciente” é crucial no desenvolvimento de práticas de prevenção 

É conhecido que o histórico familiar tem influência no desenvolvimento de problemas cardíacos. Por isso, a equipe médica do GNDI traça um perfil inicial do paciente, logo após sua entrada em um plano. 

“Acreditamos que o cuidado coordenado, pilar da linha de produtos do GNDI como o Connect, permite não só que a equipe de cuidado conheça a vida do paciente e individualize as intervenções de saúde, mas também empodere o paciente a desenvolver práticas de autocuidado, capacitando ele a ser protagonista da promoção da própria saúde”, aponta Boaventura Jr. 

Isso não ocorre por acaso: o ambiente em que o indivíduo está inserido – assim como a forma que lida com situações cotidianas – influencia diretamente no risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

Facilidade de contato via WhatsApp coloca a saúde dentro da rotina do indivíduo 

No Connect, existe uma relação muito próxima com o dia a dia do beneficiário. E, por isso, é através do WhatsApp que o beneficiário estabelece a sua rede de contato direta com a equipe médica. 

“Com esse formato, permitimos que o Connect atue de forma decisiva na identificação de riscos e controle da saúde das pessoas, permitindo uma melhor qualidade de vida ao indivíduo com um custo acessível”, enfatiza Boaventura Jr. 

  

Sobre o Grupo NotreDame Intermédica  

Reconhecidamente sólido, o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) possui 53 anos de atuação e é, hoje, a maior operadora de saúde do Brasil. A Companhia é pioneira em Medicina Preventiva desde 1982, por meio de programas estruturados para oferecer saúde integral com acolhimento aos seus mais de 7,2 milhões de beneficiários.  

O GNDI Sul é a filial regional que atende Paraná e Santa Catarina. Atualmente, a Companhia possui planos exclusivos nos estados como o Connect Itajaí (SC) e o Connect Londrina, produtos que oferecem uma equipe de cuidado dedicada aos beneficiários com foco no atendimento humanizado e medicina preventiva. Além de centros clínicos e laboratórios, o GNDI Sul tem à disposição de seus beneficiários o Hospital do Coração de Balneário Camboriú (SC); Hospital do Coração de Londrina (PR); Hospital Maringá (PR); e o Hospital e Maternidade Brígida,  Hospital Ônix e Hospital Mateus Leme, em Curitiba (PR). 

A Rede Própria do GNDI possui uma estrutura de atendimento que soma, atualmente, 31 hospitais, 88 Centros Clínicos, 25 Prontos-Socorros Autônomos, 17 Centros de Medicina Preventiva, 12 Unidades para exames de imagem, 72 pontos de coleta de análises clínicas e 2 Centros de Saúde exclusivamente dedicados ao público 50+ (NotreLife 50+). Um dos diferenciais do GNDI é oferecer a melhor experiência ao beneficiário: rapidez nos agendamentos de consultas, atendimento humanizado, medicina preventiva, bem como a gestão eficiente da saúde dos colaboradores das empresas clientes. 

Mais informações acesse www.gndisul.com.br.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )