EM BUSCA DE UM NORTE?

EM BUSCA DE UM NORTE?

 
Em tempo de mídias eletrônicas, é publicado à todo instante,milhões de tudo o que se possa imaginar….com frases prontas, muitas vezes levando o leitor a acreditar fielmente naquilo que está sendo publicado, porque somos instigados a isso, nossos pensamentos são engessados a tal ponto, a acreditar naquilo…. “Nem sempre o que se mostra, é o que se é”….
 
OS SONHOS NÃO PODEM MORRER, INVESTIR NA EDUCAÇÃO INTELIGENTE É IMPORTANTE, SIM!!
 
Centenas de milhões de jovens estão nas escolas em todo o mundo, mas são vítimas de uma educação em crise. Os professores estão se transformando em máquinas de ensinar, e os alunos em máquinas de aprender. O futuro da humanidade depende da educação. Os jovens de hoje serão os políticos, os empresários e os profissionais de amanhã. A educação não precisa de consertos, precisa passar por uma revolução.
Os professores educam a emoção e trabalham no solo da inteligência para que os jovens não adoeçam em sua mente, não se sentem nos bancos dos réus, não façam guerras. Quem é mais importante, aquele que previne a doença ou aquele que as trata? A medicina preventiva é certamente mais importante que a curativa. Alguém poderia argumentar dizendo que os governos faliriam se investissem fortemente na educação. Se metade do orçamento das forças armadas, do dinheiro gasto com pesquisas com anti-depressivos, com o combate ao uso de drogas fosse investido na educação, os jovens teriam mais chances de ser menos repetidores de informações e mais pensadores, menos doentes e mais sábios, menos frustrados e mais sonhadores. O caos da humanidade é reflexo do desprezo que as sociedades modernas têm pela educação. Nos discursos políticos a educação está em primeiro lugar, na ação concreta está em último. As sociedades que desprezam os educadores desprezam seus jovens, asfixiam seu futuro. De fato, estão perdendo sua identidade, são tratados como consumidores, um número de cartão de crédito. O índice de agressividade, ansiedade, depressão, farmacodependência, alienação social entre os jovens cada vez aumenta mais. Os professores estão estressados, os alunos ansiosos. Quando vamos acordar? A crise da educação não deve apenas à desvalorização do professor, mas também a falência do processo de aprendizagem. O sistema educacional é obsessivo -compulsivo. Os alunos são colocados no mesmo programa, como se todos tivessem personalidades iguais. O conteúdo e o programa de ensino são engessado. A função da memória não é ser um banco de dados, mas um suporte da criatividade. O sistema educacional dissipa a saúde psíquica, poucos alunos de fato aprendem e quando aprendem não sabem para que serve o conhecimento que adquiriram. Não há o prazer em aprender como Platão sonhava. O que é mais importante para formar um pensador – a duvida ou o conhecimento pronto? Este é o sistema, com conhecimento pronto e acabado para os jovens. Não são instigados a criticar, questionar, discordar. Os alunos não descobrem, não criam, não ousam pensar, não se aventuram. O sistema, sem perceber, encarcera o “Eu”, aprisionando-o na platéia, não estimulando para que assuma seu papel de diretor do script da sua história . Todos os grandes pensadores da história brilharam não pelo excesso de conhecimento na memória, mas pela sua capacidade de duvidar, de se abrir ao novo, de percorrer áreas nunca antes pisadas, de expandir sua inventividade. Adultos e crianças não se concentram, detestam a rotina, perdem rapidamente o prazer das coisas que conseguem, tem uma mente agitada A paciência, característica tão importante para a saúde emocional, se dissipou. Se o computador demora um minuto a mais para completar a operação, as pessoas já se irritam. Nossa geração quis dar o melhor para eles. A intenção foi ótima, o resultado foi péssimo. Não imaginam que as funções mais importantes da inteligência dependem das aventuras da criança. Tornaram-se a geração mais insatisfeita, ansiosa, alienada, desmotivada, despreocupada com o futuro. Raramente têm ideais, projetos de vida, audácia, sonhos. Só observar o número de suicídios diários.
Precisamos estimulá-los a ser engenheiros de ideias. Levá-los a crer que são seres humanos com enorme potencial intelectual.
Transcrevo esse texto para dizer, sim, é necessário a implantação deste programa “Escola da Inteligência”, não é “Gastar 1,2 milhão”, como vem sendo divulgado pelas mídias sociais, e sim “INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO”, desenvolvendo habilidades para construir relações saudáveis e postura empreendedora e criativa.
Por- Lierge Coradini
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