Em dias mais quentes de janeiro, índice de calor no Vivapark Porto Belo foi 16°C mais baixo do que cidade vizinha

Em dias mais quentes de janeiro, índice de calor no Vivapark Porto Belo foi 16°C mais baixo do que cidade vizinha

Primeiro bairro parque do país, registra temperaturas menos desconfortáveis em períodos de ondas de calor intenso.

O ano começou com altas temperaturas no litoral catarinense. A primeira quinzena de janeiro foi marcada por índices de calor acima dos 45°C e diferenças de até 16°C entre o município de Tijucas, por exemplo, e o bairro Vivapark na cidade de Porto Belo.

De acordo com dados do Epagri/Ciram, no dia 09 de janeiro, o mais quente da primeira quinzena do ano, a temperatura máxima registrada em Tijucas foi de 36,76°C e o índice de calor bateu a casa dos 50°C , às 14h. Em Camboriú, também às 14h, a temperatura atingiu os 37,80°C e o índice de calor foi de 47°C. No mesmo horário, o Vivapark Porto Belo registrava 30,4°C com índice de calor que não ultrapassou os 34°C, ou seja, 16 graus de diferença de Tijucas e 13 de diferença de Camboriú, de acordo com estação meteorológica local.

No dia 11 de janeiro, Camboriú registrou índice de calor de 49°C, às 13h, e temperatura de 34,47°C. No mesmo horário, os termômetros do Vivapark Porto Belo marcavam 29,7°C com índice de calor de 34°C, ou seja, cerca de 15 graus de diferença.

Os dados chamam atenção para a importância do planejamento urbanístico e o efeito prático no dia a dia das cidades e das pessoas. Estudos indicam que temperaturas acima dos 40°C já podem ser bastante prejudiciais às condições de saúde humana. “Quando falamos em qualidade de vida estamos nos referindo a bem- estar e saúde. Não é possível viver bem sem conforto térmico e são as áreas verdes que nos oferecem tudo isso” comenta Monica Volaco, vice-presidente da Vokkan, empresa desenvolvedora do Vivapark Porto Belo.

O bairro foi concebido pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, famoso mundialmente pelas soluções implementadas em Curitiba (PR). Quando concluído, contará com cerca de 17 m² de área verde por habitante, índice superior ao recomendado pela ONU que é de 12 m² .

A cobertura verde e a proporção entre área construída e área preservada é o que garante a qualidade térmica em locais como o Vivapark Porto Belo, segundo Juliana Castro, do escritório JA8 Arquitetura Viva, responsável pelo paisagismo do projeto.

“É claro que quando o bairro estiver totalmente construído a temperatura deve sofrer algum impacto, mas a forma como o empreendimento foi planejado com ampla cobertura verde, parques, canteiros, praças e intensa arborização feita em duas camadas garantindo a circulação de ar e percursos sombreados, por exemplo, são elementos que vão garantir a manutenção de níveis agradáveis de temperatura” afirma a arquiteta. “Para uma cidade ser boa para as pessoas, ela precisa também da natureza. Os problemas que vemos em centros urbanos tendem a piorar com o aumento das temperaturas e volumes de chuva. Países como Singapura, Hong Kong e vários outros do mundo já estão pensando e planejando cidades esponjas, que filtram a água, que recuperam o solo e funcionam como florestas urbanas” conclui Juliana.

De acordo com a Defesa Civil do estado, fevereiro terá chuva acima da média e temperaturas elevadas, provocados pela atuação do fenômeno El Niño, com massas de ar quente atuando com maior frequência e duração.

Para mais informações sobre a Vokkan e o Vivapark Porto Belo acompanhe os perfis oficiais no instagram vokkanurbanismooficial vivaparkoficial.

Sobre a Vokkan:

A Vokkan é uma empresa que desenvolve ecossistemas sustentáveis e inteligentes por meio de negócios imobiliários. Com o foco em soluções urbanísticas que priorizam as relações humanas, contribui de forma direta no desenvolvimento social e urbano das localidades em que atua. A Vokkan possui o respaldo e expertise de empresas como o Grupo Roderjan, uma das maiores contabilidades e administradoras de condomínios do Vale do Itajaí, e Jaime Lerner, um dos mais importantes e premiados urbanistas que o Brasil já teve. Um dos projetos gerados por essa parceria é o Vivapark Porto Belo, localizado em ponto estratégico da Costa Esmeralda em Santa Catarina, o primeiro bairro parque do Brasil, e que une espaços de moradia, trabalho, educação, lazer e cultura aos mais de 138 mil mde área verde.

Sobre o Vivapark Porto Belo:

Vivapark Porto Belo, empreendimento localizado em ponto estratégico da Costa Esmeralda em Santa Catarina, é o primeiro Bairro Parque do Brasil. Inspirado em tendências mundiais de planejamento urbano que privilegiam as relações humanas, une espaços de moradia, trabalho, educação, lazer e cultura apoiados por uma infraestrutura de alta tecnologia. O Vivapark Porto Belo foi idealizado por Jaime Lerner, juntamente com paisagismo de Juliana Castro, e conta com uma área verde de mais de 138 mil m2. O empreendimento possui padrão internacional de sustentabilidade por meio da certificação LEED for Communities, principal sistema global de avaliação de qualidade de vida em uma comunidade e seu desenvolvimento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )