“Entrevistado da Semana”: Dr. Rodrigo Caseca, médico otorrinolaringologista

“Entrevistado da Semana”: Dr. Rodrigo Caseca, médico otorrinolaringologista

Conversamos esta semana com Dr. Rodrigo Caseca, filho de Paulo e Denise Caseca, família tradicional da cidade.  Médico com especialização em otorrinolaringologia, tem seu consultório na MedCal Saúde, clínica de multiespecialidades há 10 anos na cidade de Balneário Camboriú e que recentemente ganhou casa nova, contando com uma estrutura de mais de 1000m2 e 65 profissionais nas áreas de medicina, odontologia, estética, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição.



Concedeu esta entrevista para poder ajudar você leitor, esclarecer algumas dúvidas. Lembrando quê: otorrinolaringologia é especializada no estudo da garganta e das vias nasais e auditivas.

1 – Qual sua formação profissional?

Cursei medicina na Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), e fui trabalhar na Atenção Básica no município de Camboriú; fiz uma pós-graduação nessa mesma área pela UFSC. Depois morei quatro anos no Rio de Janeiro onde, fiz minha residência em Otorrinolaringologia. E por último, fiz um ‘fellowship’ (especialização), em cirurgia otorrinolaringológica e facial no Hospital IPO em Curitiba (um dos maiores hospitais de otorrino da América do Sul).

2 – Como e por que escolheu a medicina?

Venho de uma família toda ligada ao empreendedorismo e a construção civil. Tanto meu pai, quanto a minha mãe são engenheiros civis, mas os números nunca me atraíram, sempre achei que meus pais já eram a cota de exatas da família.  A medicina me escolheu eu acho. Na época as universidades faziam uma semana de apresentação dos cursos e assisti uma palestra sobre o curso de Medicina. Pronto, saí de lá com a idéia na cabeça!

3 – Fale sobre a importância da sua especialidade?

Eu costumo falar que a otorrinolaringologia é talvez, uma das mais abrangentes especialidades médicas. Cuidamos basicamente do ouvido, nariz e garganta, mas não apenas isso; otoneurologia (tontura e equilíbrio), foniatria (alterações da voz e da fala), estomatologia (relacionada a boca), cirurgia estética facial e  medicina do sono também fazem parte da nossa área. São sistemas indispensáveis para a qualidade de vida, talvez aí esteja a sua importância.


4 – No dia a dia do consultório, quais as queixas mais frequentes?


Bom, claro que quando você direciona mais para uma das sub-especialidades, tende a convergir mais para ela, mas de uma maneira geral, otites (infecções de ouvido), infecções do nariz e dos seios paranasais (resfriados, gripes, sinusites), rinites, e no meu caso, a cirurgia estética facial, que é minha sub-especialidade.

Agora um bate rebate:

Eu sou? Determinado.

Eu quero? Ser uma pessoa melhor a cada dia.

O presente? Já diz tudo, um presente de Deus.

Aquilo que importa? Estar com pessoas que te fazem bem.

Um ídolo? São dois na verdade, meus pais.

Porquê? Por tudo que fizeram, como profissionais e como pais. Por terem me apoiado nos meus sonhos.

Ultimo livro que você leu? D. Pedro II – A história não contada (eu sou aficionado por história).

Uma paixão? Viajar, conhecer novos lugares (muitas vezes temos lugares incríveis próximos e não nos damos conta).

Endereços de Atendimento

Balneário Camboriú

MedCal Saúde: R. Miguel Matte 410 – Balneário Camboriú/SC (47) 3363-6066

Florianópolis

COF: Av. Mauro Ramos 1612 – Florianópolis/SC (48) 3229-2829

Dr. Rodrigo Caseca

Otorrinolaringologista e Cirurgião Facial –  CRM SC 18.970 RQE 20.829

Instagram @ouvidonarizgarganta

Site www.drrodrigocaseca.com.br

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )