Escola de Balneário aposta num jeito diferente de ensinar Matemática e Ciências

Escola de Balneário aposta num jeito diferente de ensinar Matemática e Ciências

A primeira escola privada de Balneário Camboriú, a Liceu Catarinense, é um dos três colégios do Estado que apostaramnum método de ensino baseado na STEM Education. No início desse ano, eles trouxeram para a grade extracurricular os programas criados pela empresa DoctorStem, que tem sede em Itapema. Ela agrega os conteúdos STEM (que em inglês é uma abreviatura para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) aos conceitos da Engenharia Interativa e ao Processo de Design e Engenharia (EAD). É justamente a integração dessas metodologias que torna o modelo DoctorStem único no país. Dessa abordagem interdisciplinar e totalmente prática, nasce um planador capaz de ficar 20 segundos ininterruptos em voo;ou até mesmo um carro movido a ar que pode andar a mais de 30 quilômetros por hora. Tudo, projetado, planejado e executado pelos próprios alunos. “A possibilidade do aluno interagir, de não ser um mero espectador, onde o professor é apenas um orientador na resolução de cada novo desafio, é o grande diferencial deste modelo. A Doctor proporciona para eles uma educação igual, e não vertical. Nas aulas o aluno é protagonista e é isso que mais os agrada”, revela o diretor do Liceu Catarinense, João Pereira Neto. A escola que completa 28 anos, tem vivido uma verdadeira revoluçãodesde 2015. O processo de modernização pela qual passa, foi reforçado pela proposta inovadora da DoctorStem. “OLiceu era visto como antigo e a gente buscava um diferencial. A nossa proposta foi fazer com o que o colégio tivesse justamente a roupagem de um colégio tradicional, mas moderno. Então mudamos tudo: sistema de ensino, horário de aulas, uniformes, corpo docente e administrativo. E essa evolução foi reforçada pela modernidade que a Doctor trouxe para a nossa Escola”, revela Neto. O gestor escolar, que também é educador e professor universitário, afirma que a aposta nesta inovação teve uma aceitação extremamente boa entre os pais e alunos que também apostaram nos programas criativos da empresa. “Toda semana, o aluno vive experiências relacionadas à água, ao vento, a eletricidade, e muito mais. Por isso a proposta nos impressionou e agradou tanto. Ela vem agregar uma série de coisas, como organização, atenção, raciocínio rápido, comunicação e a perceptividade de como funciona o mundo ao seu redor. E com todo o profissionalismo com que é executado, se tornou a nossa menina dos olhos e temos como meta dobrar o número de alunos participantes, já neste segundo semestre”, planeja o diretor.

Como funciona?

Com estímulo à criatividade e liberdade à imaginação, os alunos são guiados por programas semanais, com atividades práticas nas mais diversas áreas. Em cada aula, o estudante desenvolve um projeto diferente, percorrendo os conteúdos inovadores como aeroespacial, robótica, engenharia, (citar mais)…Cada atividade semanal propõe aos jovens cientistas um desafio diferente, ligado ao mundo que os cerca. Assim, ao invés de ficar sentando em uma cadeira ouvindo o professor falar sobre as leis do movimento de Newton, as crianças e adolescentes possam ver como essas leis funcionam na prática.Pode até parecer complicado, mas a naturalidade com que todo esse conhecimento é passado, em meio à projetos de engenhocas e liberdade à imaginação, transforma conceitos abstratos em fenômenos palpáveis. E o melhor, compreensíveis!É assim que a teoria é, de fato, praticada pelos alunos, e com um princípio que não pode faltar em nenhuma atividade: a diversão!

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